Saiba como posicionar e valorizar sua marca
Posicionamento autêntico e de valor começa quando você tem clareza do seu valor e busca fortalecer ainda mais a sua marca pessoal e profissional.
A maioria das pessoas iniciam um novo ano com uma lista de objetivos e metas pessoais e profissionais. Para isso, traçam as melhores estratégias que as farão alcançar o resultado almejado, porém, se esquecem de um ponto fundamental: cada nova fase da sua vida vai exigir uma melhor versão de si mesmo.
Logo, tão importante quanto definir esses objetivos e metas, é saber qual versão se si mesmo vai te ajudar a potencializar seus objetivos nesse novo ciclo.
O primeiro passo para se ter uma marca autêntica e de valor, é saber exatamente quais são os seus valores. Aqueles que para você são inegociáveis e que direcionam a sua vida.
Conhecer seus valores e aprender a comunicá-los de maneira inteligente e estratégica, fará com que eles sejam facilmente reconhecidos pelo seu público.
E a sua aparência, postura e comportamento é o meio mais ágil de tornar esses sinais tangíveis.
Quando você tem clareza da sua identidade e diferencial, age de maneira coerente, e repete os sinais que reforçam esse DNA de marca com constância, inevitavelmente você se tornará uma marca de valor que vai ocupar um lugar de destaque na mente do seu público.
Clareza no posicionamento
Como tangibilizar aquilo que você não conhece?
Antes de definir quem você quer ou pode vir a ser, seja para si próprio ou para o outro, você precisa saber quem você realmente é, para só então saber qual caminho deve trilhar na busca de se tornar a melhor versão de si mesmo, e, como consequência, uma marca autêntica e de valor.
Para isso, invista tempo no seu autoconhecimento. O processo é sempre voltar o olhar para dentro. Fazer o caminho inverso te levará na contramão da autenticidade, e você ainda corre o risco de se tornar apenas uma cópia dos seus concorrentes.
Quanto mais você chamar a atenção pela sua singularidade, mais forte será a sua marca pessoal.
É como se fosse um GPS. Se seu objetivo é se deslocar de um ponto a outro, você precisa colocar o local de partida. Só assim, o GPS poderá traçar a rota mais ágil, segura e com menos interferências para te levar ao seu objetivo final.
Aqui vão algumas perguntas que poderão direcioná-la:
- Quem você é;
- Quais os pontos fortes e fracos da sua personalidade;
- Quais são seus valores inegociáveis, sua missão, visão, habilidades;
- Qual legado você quer deixar no mundo.
Tenha clareza acerca do que você faz, como faz e porquê você faz o que faz, pois, no final das contas, as pessoas comprarão o seu como e o seu porquê.
É naquilo que te torna única que reside a sua proposta de valor, ou seja, o que ninguém consegue copiar de você.
Coerência no posicionamento
A percepção de valor está relacionada em como você se apresenta, e em como as pessoas captam e interpretam esses sinais da sua identidade de marca em todos os seus pontos de contato.
Quando você tem clareza dos seus valores, isso te dá o poder de definir por quais deles você gostaria de ser reconhecida. Deixa de ser uma marca que tem uma reputação refém do acaso, e passa a ser uma marca que influencia diretamente nas percepções do seu público.
Para que você seja reconhecida pelos valores certos, evite contradições pelo caminho.
Alinhe de forma coerente quem você é, com a sua promessa e entrega.
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais sedentas por se conectar com marcas que têm coerência, pois elas inspiram confiança, respeito e credibilidade.
Portanto, ao mapear seus valores para traçar as estratégias do seu posicionamento, lembre-se de criar algo que seja sustentável a longo prazo, pois a incoerência poderá ser fatal.
Ainda mais em tempos de rede social, onde uma boa reputação pode ser destruída em questão de segundos.
Constância no posicionamento
Por fim, seja constante na repetição dos sinais da sua identidade de marca. Através da sua imagem, comportamento, postura, posicionamento, da sua entrega e do que você fala, seja no on-line ou off-line.
Você é totalmente responsável pelos sinais que vem emitindo acerca da sua identidade, então se você quer ser reconhecida como uma marca de valor, seja inteligente, estratégica e intencional em tudo que fizer.
Dedique tempo, dinheiro e energia nesse processo.
Não se canse de repetir esses sinais, até que você não precise mais se apresentar, pois a sua marca vai trabalhar por você.
Se você quiser minha ajuda para traçar a rota certa e aprender a usar a inteligência visual a seu favor para colocar sua marca em um patamar de destaque na mente do seu público, será um prazer conduzir você nessa jornada.
Não há nada mais magnético do que uma marca autêntica e que consegue tornar tangível os detalhes de quem ela é, e do seu real valor.
Forte abraço e até o próximo artigo.