Qual o momento certo para tornar o negócio uma franquia?

1
64
Negócios e Franquias

É inegável o sucesso das franquias como modelo de negócios. Muitas pessoas não sabem, mas qualquer negócio, que seja interessante, que tenha um diferencial, que seja lucrativo e que possa ser replicável pode ser uma franquia.

O negócio é replicável quando não depende de uma única pessoa com habilidades específicas para que funcione, isto é, que pode ser ensinado a outros e com isto poder montar mais lojas.

Por que optar por crescer através de franquias?

O crescimento através de lojas próprias é mais demorado e depende de alto investimento, alem de ter maior esforço para administração das lojas para que todas tenham bons resultados.

Alguns negócios que tem um grupo forte de investidores têm sucesso neste modelo.

A opção de transformar seu negócio em uma franquia, viabiliza um crescimento mais rápido, tendo o franqueado como administrador da sua loja, com alto interesse em ver a boa rentabilidade do negócio.

A marca que cresce através de franquia terá maior visibilidade e mais força nas negociações com fornecedores.

Para que o seu negócio possa ser uma franquia de sucesso, é importante que já tenha algum tempo de operação, que já tenha superado as dificuldades iniciais, que tenha sucesso de vendas e chame atenção das pessoas.

Esta vivência do dia a dia do negócio, é o know-how que o franqueador vai passar ao novo franqueado, fazendo com que o sucesso da loja franqueada venha mais rápido.

O dono de um negócio, quando decide crescer através de franquias, deve estar disposto a compartilhar seus conhecimentos com os franqueados, para ajudá-los no desenvolvimento rápido da loja.

Quando se decide ser um franqueador, há uma mudança de posição, deixando de ser um comerciante na operação diária do negócio, para ser um empresário que trabalha para o crescimento estratégico do negócio.

O franqueador deverá ter um planejamento estratégico que norteará o plano de expansão.

Para uma franquia começar de forma correta é recomendável que tenha uma consultoria orientando o franqueador, para que a elaboração de todos os instrumentos necessários seja feita de forma correta e segura.

Além de contratos de franquia, deve-se ter manuais para orientação do novo franqueado, apresentação de marketing do negócio e um bom estudo de viabilidade financeira.

Uma franquia é um negócio de grandes responsabilidades e que deve ser tratada desta forma pelo franqueador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here