Search
Close this search box.
Recurso de Autoconhecimento

Recurso de Autoconhecimento – A pirâmide de Maslow

Se você quer expandir e entender o comportamento humano e motivacional leia este artigo

Recurso de autoconhecimento – A pirâmide de Maslow ou A teoria da hierarquia das necessidades humanas foi proposta pelo psicólogo Abraham Harold Maslow.

Ele iniciou suas pesquisas observando e fazendo experimentos com macacos.

Sua ideia inicial era observar o comportamento dos macacos quando determinadas necessidades fisiológicas não eram atendidas.

Eles se tornavam mais violentos e agressivos, quando tinham fome, e após comer ficavam mais dóceis e amigáveis.

Gradativamente foi estendendo suas observações para os seres humanos. E foi após anos de estudos sobre sexualidade e dominância, tanto entre macacos quanto entre seres humanos, é que ele decidiu publicar suas conclusões em seu artigo “A teoria da hierarquia das necessidades” de 1943. A ideia de Maslow foi descrita em seu livro Motivation and Personality de 1954.

A pirâmide de Maslow tem como objetivo de entender, organizar e medir as necessidades do individuo baseando-se em formas hierárquicas, onde estas são classificadas por um conjunto de necessidades.

De acordo com Maslow, para que um indivíduo avance para o próximo estágio, ele precisa primeiro resolver a sua demanda do estágio atual.

O pai e a mãe que mal prove para sua família, dificilmente vai se preocupar com questões de afetividade ou auto realização.

Não porque estes não sejam importantes, mas estes acabam não sendo priorizados pelo indivíduo enquanto ele não resolver as demandas mais urgentes.

Pare por um momento e perceba sua vida.

Eu muitas vezes, deixo meu lado profissional de lado, porque meu chamado de mãe é prioridade em minha vida.

Sempre haverá momentos em nossas vidas que não conseguiremos girar todos os pratos ao mesmo tempo, e esta tudo bem. Porque isso é humanamente impossível, porque só temos duas mãos, e muitas coisas que precisam acontecer.

Então, quando estivermos fazendo algo, estejamos lá 100%.

É importante, reservarmos um tempo para reavaliar nosso planejamento e fazer as alterações necessárias para que não fiquemos frustrados e desiquilibrados.

Lembre-se sempre que devemos dar um passo de cada vez.

Segundo Maslow, existem cinco necessidades, ou cinco níveis de necessidade, que constituem a sua pirâmide, da base até o topo: fisiológicas, segurança, afiliação (pertencimento), estima e autorrealização.

  1. Necessidades fisiológicas: Sobrevivência pessoal – São as que se relacionam com o ser humano, a parte biológica, a necessidade de se manter vivo: como respirar, comer, descansar, beber, dormir, vestir, andar, morar, etc.
  2. Necessidades de segurança: a sobrevivência da espécie – São as necessidades atreladas ao sentimento de segurança, a necessidade de se proteger contra fatores externos. Estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

Depois que as demandas de sobrevivência pessoal e da espécie são atendidas, o ser humano, consegue dar mais atenção para o seu entorno, passando então para o terceiro degrau.

  1. Necessidades sociais: Necessidade de pertencimento, de sentir-se parte de um grupo. Necessidade de fazer boas amizades, de receber carinho e afeto, ter um bom relacionamento familiar, socialização com a vizinhança, etc.

A partir de agora, começaremos a olhar para dentro. Costumo dizer que este degrau é sobre autoconhecimento, pois é como nós percebemos as emoções.

Recurso de autoconhecimento:

  1. Necessidades de estima: é a necessidade de sentir-se merecedor, digno, respeitado por terceiros e por si próprio. São os anseios pessoais, as suas capacidades e ser reconhecido por elas, promoções ao longo da carreira, feedback, ter responsabilidade pelos resultados são alguns exemplos.
  2. Necessidades de Realização Pessoal: é a necessidade de expansão, de fazer acontecer, A independência, auto controle, autonomia. É aqui que nós buscamos a nossa melhor versão. Este é o topo da pirâmide, é onde aprendemos a lidar com desafios, e superá-los.

É imperativo entender o que nos motiva e o que nos leva a ir atrás dos nossos sonhos.

Utilizando o modelo da pirâmide como base, é possível entender melhor as necessidades dos filhos, do companheiro, clientes, colaboradores e poder motiva-los de acordo com sua demanda, podemos sugerir melhores recursos, ideias, propostas, planos de carreira dentre outros.

Lembre-se sempre de que o poder de mudar a nossa vida, só pertence a nós. Quem precisa fazer algo, somos nós. Se estiver difícil se posicionar, faça uma linha do tempo da sua vida, e olhe para o dela.

Se você continuar fazendo as coisas do jeito que tem feito, vai te levar ao resultado que você realmente deseja?

Se você acordou hoje, e esta lendo este artigo, sinta-se feliz, porque muitas pessoas, não tiveram esta oportunidade, pois já não se encontram mais nesta terra.

Eu acredito que sua vida pode mudar da agua para o vinho, só depende de você dar o primeiro passo.

Nunca é tarde para transformar nossos sonhos em realidade.

Um beijo de luz e ate o próximo artigo.

Recurso de autoconhecimento – Pirâmide de Maslow

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

Picture of Connie Fortunato

Connie Fortunato

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram