728 x 90

Relacionamentos – fontes energéticas de crescimento ou bloqueio

Relacionamentos – fontes energéticas de crescimento ou bloqueio

Relacionamento nunca é sobre o outro, sempre sobre nós.

Relacionamentos são fontes energéticas positivas ou negativas que as pessoas podem ter, frutos dos comportamentos familiares e pessoais.

Se o mundo é feito de energia imagine o impacto que os relacionamentos possuem em outras áreas de nossas vidas. Vamos começar a entender um pouco melhor esse conceito.

Imagine uma pessoa que é totalmente focada e comprometida na área profissional, estuda e trabalha arduamente para alcançar seus resultados, porém vive altos e baixos o tempo todo.

Em alguns momentos é uma pessoa superprodutiva e criativa e em outros uma pessoa procrastinadora e insegura, aí pensamos como pode a mesma pessoa viver o extremo dessa maneira?

Basta olhar os “bastidores” chamados relacionamentos.

Vamos analisar suas bases de relacionamentos onde divido em 5 esferas:

 1 – Relacionamento pessoal – O relacionamento que a pessoa tem com ela mesma

  • Como você se enxerga?
  • O quanto sente orgulho da sua história?
  • O quanto percebe que os desafios da sua vida foram seus maiores aprendizados. Qual seu autovalor?
  • O quanto você se ama e se respeita?
  • O quanto sente esperança sobre o futuro que está construindo?

Imagine que o relacionamento que você tem com você mesmo é a base de uma pirâmide, se essa base não está fortalecida não sustentará os próximos níveis de relacionamentos.

 2 – Relacionamento Familiar: Aqui eu divido em dois níveis, o primeiro sendo família de origem, pai, mãe, irmãos.

  • Nossa família é a maior escola de relacionamentos que podemos ter, Pai e Mãe são o primeiro elo de conexão com a vida, se por algum motivo existe um ruído nessa relação, precisa ser ressignificada.
  • O que muitas pessoas não entendem é que quanto mais elas julgam e criticam seus pais, mais se parece com eles. Não aceitar pai e mãe é não aceitar a si próprio.
  • O segundo pilar é família constituída, onde formamos nossa família com a escolha do parceiro ou parceira, com os filhos.

Percebam que de forma geral o que não foi resolvido na família de origem vem representado na família constituída, será por acaso?

Não é a escola da vida em ação, nos oferecendo a oportunidade de aprendermos novamente.

3 – Relacionamento profissional: As pessoas que mais geram conflitos dentro do ambiente de trabalho são aquelas que não aprenderam a resolver os dois pilares acima.

  • Pessoas que não aprenderam a respeitar hierarquia familiar, não respeitará dentro de uma empresa.
  • Pessoas que não aprenderam a ter empatia pela sua família não terá isso por um estranho. Eu sempre digo em meus treinamentos uma pergunta chave para se fazer em uma entrevista de emprego: “Me fala como é o relacionamento com a sua família?” Bingo! Verá a reação do candidato na hora.
  • Uma pessoa que não aprendeu a se relacionar com a família não se relaciona bem em equipe. Basta uma reflexão rápida, pense na pessoa que mais causa problemas no seu trabalho hoje. Avalie como ela é as duas primeiras relações.

4 – Relacionamento Amoroso: O maior feedback da vida na área dos relacionamentos está aqui, já ouviu aquela frase que semelhante atrai semelhante?

  • É aqui que ela ganha força, pense comigo a pessoa que não aprendeu amar ou ser amada nos 3 primeiros pilares, ela coloca todas as suas expectativas em uma única pessoa, deixado para essa pessoa a responsabilidade de corresponde-la em um nível absurdo de atenção, cuidado, respeito, reconhecimento, segurança e amor.
  • A questão é que a pessoa só quer receber e não aprendeu a oferecer tudo isso, e a principal questão é que a pessoa que ela atraiu também não sabe oferecer nada disso pois também não recebeu. Esse pode ser também a maior cura de ambos se estiverem abertos a olharem para isso.

5 – Relacionamento Social: Imagine que muitas vezes quando as relações acima não são estruturadas esse pilar também não terá sucesso, pois para construir relações sociais, amigos, colegas dentre outras a base principal é confiança, essa que é construída principalmente no primeiro pilar no relacionamento com você mesmo.

Analisando de forma rápida os pilares acima, percebe-se o quanto uma relação está conectada com a outra?

E você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com meu sucesso? Tudo…

Se você não estiver em harmonia nesses pilares, principalmente nos dois primeiros, terá um grande desgaste de energia mental e emocional.

Sabe aquele momento em que você não consegue se concentrar no que está fazendo, por ficar pensando em uma situação que te magoou ou que você não aceita?

Tudo isso consome seu foco. Não tem como dizer que separa muito bem seus problemas, somos humanos, e nisso, sistema emocional é um só.

Você pode estar se perguntando, como eu melhoro tudo isso? Te respondo:

  • Estando bem com você mesmo, pois todo relacionamento vêm para lhe ensinar algo sobre você mesmo;
  • Entenda que as pessoas não mudam, quem deve mudar a forma de pensar e se comportar é você.
  • E o ponto principal de tudo isso, honre seus pais, pelo que são, eles deram o melhor que tinham.

Não tem como voltar ao passado e fazer as coisas diferentes, ou ficar revivendo uma história que você não pode mudar. Foque no presente para construir o futuro que deseja.

Busque autoconhecimento contínuo para encontrar a melhor versão de você mesmo. Suas relações são reflexo de você, a vida é um Feedback imediato.

PS: esse é o assunto que vou tratar no treinamento Ressignificar Relacionamentos um treinamento de dois dias para você desbloquear qualquer energia que impede seu sucesso pessoal e profissional.

Para conhecer mais acesse: https://rr.priscilaguskuma.com.br/

Priscila Guskuma – Treinadora Comportamental – @priscilaguskuma

 

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

1 comentário

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

1 Comentário

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!