Tempo de Amor à Vida
Saúde mental é fundamental para uma sociedade saudável, falar sobre o assunto melhora nossas intervenções e ações a favor da vida.
No mundo são 700 mil casos de suicídio, existe uma diminuição de ocorrências em países que construíram melhores intervenções, infelizmente nos países da américa latina os números aumentaram após a pandemia, segundo os dados da OMS 2021.
Durante muito tempo foi reforçada a ideia de que se falar sobre o assunto incentivava o ato, porém as ações recentes de campanhas de prevenção, tem se provado o contrário, informação e orientação sobre o assunto, desmistifica e apoia as pessoas na busca de ajuda qualificada para as necessárias intervenções.
Para a Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos têm relação direta com as doenças emocionais o que aumenta a atenção dos setores da saúde e as iniciativas de rede de apoio na construção da prevenção ao suicídio.
Todos nós estamos vulneráveis ao desespero diante dos diversos fatores que podem acontecer ao decorrer da vida, por isso a busca por autoconhecimento e equilíbrio emocional, se tornam fortes combatentes na busca da saúde mental.
Alguns sinais de alerta precisam ser constantemente relembrados e desmistificados, a maioria dos casos acontecem após sinais comportamentais de falas sobre o desejo de morrer, sentimento de culpa, vergonha e cansaço.
Afastamento de pessoas, comportamentos que colocam a própria vida em risco; andar em lugares arriscados, correr com o carro, o uso de drogas de entorpecentes e até mesmo a falta de cuidados básicos de higiene e saúde fisiológica.
Diante dos sinais de alerta, a procura por profissionais da psiquiatria e psicologia se tornam imprescindíveis para avaliação e orientação mais adequada, o canal do CVV (Centro de Valorização da Vida) 188, presta um serviço gratuito de orientação e acolhimento e pode auxiliar muito diante das dúvidas sobre o que fazer em casos extremos.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.