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Soft Skills: habilidades comportamentais a favor da sua imagem

Você sabia que sua carreira como empreendedora ou colaboradora depende fortemente das chamadas soft skills?

Você já deve ter ouvido essa expressão soft skills em algum momento e talvez tenha ficado intrigada sobre seu significado.

Em tradução livre seriam habilidades sutis, mas se trata de habilidades comportamentais.

São difíceis de mensurar e de avaliar objetivamente, pois não seguem padrões ou métricas pré-estabelecidas.

Essas habilidades sutis são a forma como você reage, ou seja, se comporta diante das situações que acontecem diariamente.

Quais seriam as soft skills mais importantes?
Existem várias, mas vou citar seis habilidades consideradas de extrema importância para seu sucesso profissional:
  1. Comunicação eficaz – O que falamos ou escrevemos deve sempre ser compreendido pelo interlocutor, devemos fazer perguntas e desenvolver nossa capacidade de ouvir para que isso ocorra.
  2. Pensamento criativo – Buscar e propor soluções e práticas inovadoras, que sejam eficientes e eficazes.
  3. Resiliência – É a capacidade de lidar com problemas, adaptar-nos a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.
  4. Empatia – É a capacidade para conhecer a realidade do outro e tudo que ele comunica, inclusive o que não é dito, sem julgamento.
  5. Liderança – Saber como motivar e engajar os outros para a obtenção do resultado da maneira mais eficaz e eficiente possível.
  6. Ética – Agir de acordo com os princípios que fundamentam a nossa sociedade, respeitando boas práticas, normas, procedimentos e a legislação.

Estas habilidades são, normalmente, adquiridas por meio de experiências vivenciadas ao longo de sua vida, quanto mais situações ocorrerem mais “bagagem” você terá.

Mas você também poderá treiná-las e desenvolvê-las, pois estas competências sociais e comportamentais são extremamente necessárias para que você se diferencie na multidão e possa se sobressair em todas as suas atividades.

O primeiro passo é o autoconhecimento, você precisa se conhecer e descobrir quais habilidades estão presentes e quais você precisará desenvolver pois elas irão favorecer a manutenção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e dinâmico.

Testes comportamentais e de temperamento poderão ser bastante úteis nesse diagnóstico e você poderá contar com a ajuda de mentores, de “Coachings” ou consultores de imagem nesse processo.

Afinal de contas, como você quer que as pessoas lembrem de você?

Com certeza não é apenas pela sua bela aparência, mas com certeza também pela forma como você apresenta suas ideias, como você as trata e conduz seus negócios.

Sua imagem profissional é um conjunto composto pela aparência, expressão facial, linguagem corporal, comportamento e conhecimentos técnicos.

É desse conjunto que as pessoas que interagirem com você, irão lembrar.
Você é seu cartão de visita!

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Ilse Gaedke

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