Sua mente forma seu corpo

0
2444
mente e corpo
Sua mente forma seu corpo

Sabia que sua mente forma seu corpo?

Sua mente forma seu corpo! Acredite, de acordo com a ciência, o seu corpo registra a explicação do funcionamento de sua mente, ou seja, o formato do seu corpo explica como sua mente funciona.

A sua constituição física, e suas características externas, explicam o funcionamento de sua mente e revelam os traços de caráter formados.

Segundo os estudos, o ponto principal a respeito do caráter é o fato de ele representar um padrão típico de comportamento ou uma direção habitual: “É um modo de responder que está estabelecido, congelado ou estruturado.

Isto se dá a partir da mielinização da medula (sistema nervoso), resultando nos traços de caráter, que definem o formato do corpo.

O corpo estabelece o espaço interno, ao mesmo tempo que funciona como elemento de comunicação com o espaço externo.

Entenda nesse artigo como o formato do seu corpo explica os seus Problemas de Relacionamentos, problemas financeiros, doenças emocionais ou físicas, etc…

É um método onde o formato do corpo, explica que tipo de mente uma pessoa tem e revela as verdades por trás dos problemas que ela esteja enfrentando, já apresentando resultados desde a primeira Análise Corporal.

Um método que atua identificando suas dores e recursos, e orientando em como solucionar os problemas que você tem hoje.

Isso tudo começou quando você ainda estava no útero da sua mãe e só terminou quando você tinha mais ou menos 6 anos de idade.

Freud, pai da psicanálise, dizia que dentro do corpo, há uma mente com um mundo emocional.

Reich, já dizia que corpo e mente são um só, e Lowen, criador da teoria bioenergética, percebeu que as pessoas com corpos parecidos, apresentaram comportamentos semelhantes.

Então agrupou essas pessoas em traços de caracteres chamados, na ordem de mielinização: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido.

E não são os mesmos dos filmes e da TV ou qualquer transtorno ou doença psicológica.

Os conceitos desenvolvidos por Reich serviram de base para a análise bioenergética – uma técnica que utiliza a experiência em nível físico por meio da qual se pode mostrar como a dinâmica da estrutura corporal revela a mesma estrutura de caráter.

Esses traços são previamente esculpidos pelo sistema nervoso e correspondem às imagens de quem a pessoa é, e de como o seu corpo se parece.

Portanto, aquilo que o indivíduo acredita que ele é torna-se uma imagem retida no sistema nervoso e que mais tarde se expressará no corpo, por meio da ação.

Logo, os traços de caráter são exatamente os papéis que o indivíduo aprende a assumir desde criança e permanecem, em sua maior parte, na vida adulta.

Então o que é a Análise Corporal?

É uma Ferramenta que foi adaptada dos conceitos acima e desenvolvida pelos brasileiros do O CORPO EXPLICA onde mescla conhecimentos da Análise de Caráter (Wilhelm Reich), Bioenergética (Alexander Lowen), Constelação Sistêmica (Bert Hellinger), Programação Neurolinguística (Richard Bandler e John Grinder) e Psicodinâmica (Freud).

Desde o período gestacional até em torno dos 6 anos de idade foram acontecendo situações na sua vida enquanto o seu sistema nervoso era formado.

A partir disso, ficaram registros no seu corpo do que você vivenciou. Cada fase tem um nome, as fases dão os nomes dos traços, cada traço tem um jeito de funcionar, cada traço tem uma dor e cada dor vai desenvolver um recurso.

Através do formato do seu corpo é possível entender como sua mente funciona.

O seu corpo carrega informações de como você lida com suas dores, frustrações, problemas e situações e não só isso, também mostra seus recursos, dons, habilidades e qualidades que existem dentro de você.

Cada pessoa tem uma forma de funcionar dependendo das porcentagens de cada traço.

O que a Análise Corporal oferece?

Saber a sua porcentagem de cada traço te mostrará quais são suas maiores ferramentas que já possui dentro de você para enfrentar seus maiores conflitos internos e suas maiores dificuldades da vida.

Como por exemplo:

Relacionamento amoroso: desentendimentos com o par, falta de comunicação, desconfiança, ciúme excessivo, traição, dificuldade de encontrar a pessoa certa.

Familiar: pais ou filhos que interferem na sua vida, pais ou filhos muito dependentes, falta de diálogo ou de entendimento com os pais ou filhos, dificuldade na criação dos seus filhos.

Profissional: dificuldade de arranjar um emprego satisfatório, frustração no emprego atual, insegurança na transição de carreira.

Financeiro: grandes dívidas, ganhar bem e não sobrar dinheiro, gastar mais do que recebe, não saber para onde o salário está indo.

Social: Ter vergonha do seu peso (dificuldade de emagrecer ou de engordar), não confiar em ninguém, não saber dizer não, procrastinação.

A função do Analista Corporal é te mostrar como enfrentar suas dores usando seus maiores recursos respondendo às seguintes perguntas:

  • Por que estou passando por esse tipo de situação?
  • Por que não consigo resolver esse tipo de situação?
  • Como posso me livrar dessa situação?

Como funciona a Análise Corporal?

A análise é feita totalmente online. Antes do início são feitos alguns alinhamentos e um questionário deve ser respondido.

Através do formato de cada parte do seu corpo (cabeça, olhos, boca, tronco, quadril e pernas) atribuo uma pontuação pré-determinada. Isso é feito analisando você em vídeo.

Todos nós somos uma mistura dos 5 traços existentes. O que difere uma pessoa da outra é a porcentagem de cada traço que faz você ser quem você é.

A próxima etapa é a devolutiva onde irei te entregar o seu mapa de funcionamento com seus recursos e dores e explicar como sua mente funciona a partir dessas porcentagens que analisamos e assim entenderá seus mecanismos e o que te guia na tomada de decisões.

E por último perguntarei o que é que você gostaria que seu corpo explicasse, algum conflito, alguma dificuldade que tem na sua vida.

E darei a resposta para suas perguntas e te auxiliarei a como lidar com esse tipo de situação circunstancial que tem enfrentado.

Conhecendo os 5 traços de caracteres

Fase 1 – Esquizoide

  • Ambiente: útero
  • Período: Gestação até o primeiro mês de
  • Formato: Cabeça ligeiramente inclinada, fora da linha central de fluxo energético do corpo; corpo duro; imobilidade da escápula; sem mobilidade pélvica; pés fracos, especialmente o arco metatársico; articulações duras; divisão do corpo em duas metades, superior e inferior, a partir do diafragma; impressão geral de desengonçado. São pessoas magras, longilíneas, com a energia do corpo centrada na cabeça
  • Dor: rejeição. Não expõe ideias, fica na caverna, sem coragem, distante, insensível.
  • Defesa: Imaginação. “Quero viver no mundo da Lua e ficar invisível”
  • Recursos: Extremamente racionais, lógicos e criativos. Zero emoção.
  • Esperar: racionalismo, criatividade, ideias fora do padrão, algo novo sempre.
  • Não Esperar: contato físico, demonstrar emoções e sentimentos.
  • Estimular: Prestar atenção nas ideias dele, valorizar, elogiar seu jeito de pensar.
  • Alerta: Respeite ele passar mais tempo no mundo da lua.
  • Profissão: funções de criação e sem contato com público.

Das cinco etapas, a primeira começa no útero e quem passou por situações de desconforto na gestação poderá desenvolver o traço de caráter Esquizoide mais forte na mente e, sendo assim, terá um corpo mais magro, com muita energia na cabeça e pouca energia (força) no corpo.

São pessoas que geralmente usam óculos, são extremamente racionais e lógicas, não gostam de contato e falam pouco.

São muito criativas, mas pouco executoras.

Tem uma coisa importante de saber sobre esse traço, os esquizoides odeiam incomodar, por isso não são muito comunicativos e proativos.

Quem tem esse traço de caráter muito alto não gosta de se expor e morre de medo de ser rejeitado.

  • Realização: Ter grandes ideias.

Jogos e brincadeiras lógicas e racionais atraem a atenção do esquizoide. O esquizoide come para se nutrir.

Ele não tem uma relação emocional com a comida.

Os óculos é uma evidência desse traço, isso porque eles evitam contato visual a todo custo, e o óculos é como se criasse uma “barreira” entre os olhares, trazendo uma sensação de segurança.

As entradas no cabelo são evidências de esquizoidia, e a testa avantajada também é uma característica marcante desse traço, para que caiba todas suas ideias fora da caixinha.

É um traço racional, possui quinas pelo corpo, pois não gosta de contato físico, e gostam de ter o seu espaço privado.

Fase 2 – Oral

  • Ambiente: Seio da mãe.
  • Período: Do primeiro mês de vida ao desmame (1º ano de vida).
  • Formato: Peso do corpo sobre os calcanhares; costas encurvadas; ombros caídos, cabeça jogada para frente; peito retraído, pernas e joelhos contraídos e sobrecarregados.

Impressão geral de fraco e precisando de apoio.

São pessoas “arredondadas”.

  • Dor: Chora para grudar, suga as pessoas, come demais, bebe, fuma, intenso, egocêntrico, sem lógica, pidão.
  • Recursos: Comunicação, sensibilidade e acolhimento. Choro, se expressa bem, se manifesta, se comunica bem, percebe a dor do outro, comunicação, improviso.
  • Esperar: Muita sensibilidade, acolhimento, contato e calor humano
  • Não Esperar: Objetividade, racionalidade, silêncio, limites.
  • Estimular: Importe-se com o que ele sente e ofereça acolhimento.
  • Alerta: O que ele sente é importante mesmo quando ele não consegue explicar.
  • Profissão: Funções de comunicador, terapias
  • Realização: O oral vai ser o traço com maior grau de comunicação, ele se expressa muito bem e isso faz com que ele atraia a atenção de quem está em volta, ele confia nas pessoas e se o ambiente permitir que o oral exista.

Ele vai sempre se manifestar e não vai sentir a necessidade de comer em excesso ou de engolir o choro.

O oral tem grande capacidade motora, isso porque ele usa o gesto como uma ferramenta para passar tudo aquilo que ele quer falar para as outras pessoas.

Esse traço na dor, também vai se expressar, mas de maneira “desesperada” em busca de alguma coisa que supra a sua necessidade, que muitas vezes nem ele mesmo sabe dizer qual é.

Esse é o traço que pode ter o “superpoder” de adivinhar muitas vezes, o que o outro quer ou o que o outro está sentindo.

Isso acontece, porque como ele é o traço que mais está ligado aos sentimentos, ele vai conseguir reconhecer eles em outras pessoas e fazer com que esse sentimento reflita nele mesmo.

O oral é o melhor traço para o improviso! Isso porque ele atrai a atenção de outras pessoas. E tem aquele formato bem redondinho.

Fase 3 – Psicopata

  • Ambiente: Além da mãe.
  • Período: Entre o final do 1º Ano de Vida até 2,5 anos.
  • Formato: O corpo masculino se expande acima do peito e é delgado para baixo; formato de triângulo, desenvolvimento desproporcional entre a metade superior e a inferior.

O corpo feminino tem o quadril, pernas e pélvis muito largos: peito e ombros pequenos; na metade superior do corpo, o homem é atlético; a mulher, pouco desenvolvida.

  • Dor: Usado ou Manipulado. Coloca-se como vítima. É autoritário. Não olham para mim sem querer algo em troca.
  • Recursos: Negociador, líder, articulador, gerenciar pessoas. Articula bem, busca formas de ficar em evidência e negocia, quer reconhecimento e sente-se valorizado, capacidade de convencer, é líder.
  • Esperar: Planos, praticidade, capacidade de encontrar saídas e liderar.
  • Não Esperar: Sensibilidade e que execute seus planos.
  • Estimular: Evidenciar a posição de poder que ele exerce e estar a serviço dele.

Falar que gosta de fazer o que ele fala, falar para os outros que ele é incrível e genial.

Elogiar e dar atenção, evidenciar o que ele faz.

  • Alerta: Não cobrar fatura sentimental, dívidas emocionais, não descumprir acordos, ganhar a confiança dele. Não falar que ele não se importa com sua dor.
  • Profissão: Funções de Liderança.
  • Defesa: Vitimizar, seduzir e mandar. Vou te avaliar para saber o quanto você é útil.
  • Realização: O traço psicopata vai ser o mais difícil de identificar suas dores.

Isso acontece porque ele tem tanto medo de ser manipulado, que esconde as dores para que não sejam usadas contra ele.

O psicopata vai sempre encontrar formas de estar em evidência, isso porque quando ele está nos holofotes ele consegue fazer trocas, negociar e manipular com mais facilidade as pessoas.

A pessoa com esse traço em evidência, vai querer reconhecimento por tudo aquilo que ele faz.

Quando ele recebe esse reconhecimento, ele se sente valorizado! Ele também vai ser o traço mais conhecido pela sua praticidade.

Isso quer dizer que ele vai buscar meios de mudar a situação, ao invés de se importar com sentimentos dos envolvidos.

Mas não se esqueça que ele não vai ter pernas para execução, ele vai usar seu “superpoder” de convencer as pessoas a fazer por ele!

E tem aquele formato mais triangular.

Fase 4 – Masoquista

  • Ambiente: Familiar.
  • Período: Entre o Desfralde de 2,5 até 3,5 anos.
  • Formato: Corpo estruturalmente pesado, com forte desenvolvimento muscular; maior tensão nos músculos flexores, curvando o corpo para a frente.

Costas arredondadas; pescoço curto e grosso; coxas bastante musculosas; impressão geral de atarracado, carregando um grande peso.

São pessoas de composição quadradas, com aparência forte, atarracadas

  • Dor: Humilhação.
  • Recursos: Suportar coisas difíceis, repetir processos, atenção a detalhes, perfeccionista e planejador.
  • Esperar: Força, cautela, atenção e cumplicidade.

Traz coisas do passado, guarda e explode, se orgulha em dizer que aguenta tudo, evita merda. Que ele prepare o mundo dele. Bipolaridade, segura ao máximo e depois explode.

  • Não Esperar: Espontaneidade e que exponha sentimentos, que descubra o que você quer, que improvise, ele pense.
  • Estimular: Valorize e reconheça sua capacidade de lidar com coisas difíceis. Tenha cuidado para falar com ele, deixe ele escolher o que vai suportar.

Fale o que quer e seja receptivo.

Mostre como ele é bom em suportar o que é difícil, como ele é bom em ser detalhista.

Elogie publicamente.

Não humilhe em público, não fale como se não sentisse nada, não cobre e não humilhe, pergunte a ele o que ele sente e as informações dele.

  • Alerta: O segredo está em escolher o que e quem ele vai suportar.
  • Profissão: Funções de médico, gerente de projetos, profissões que requerem detalhes e métodos.
  • Defesa: Se calar e se esconder porque não quer ser julgado.

Pessoas com o traço de caráter Masoquista muito alto têm o formato do corpo mais quadrado, preparado para suportar peso e guardar coisas dentro de si.

Elas têm o formato do bumbum bem amassado e trancado, em muitos casos trancado com tanta força que faz com que os pés se abram quando a pessoa fica parada.

Fase 5 – Rígido

  • Ambiente: Familiar/Social.
  • Período: Surgimento da sexualidade de 3,5 até 5 anos.
  • Formato: Tensão generalizada no corpo; peito inflado; tensão pronunciada nos músculos extensores, inclinando o corpo para trás.

Possui nuca e ombros enrijecidos; queixo duro, linhas faciais retas; atitude corporal de estar em alerta; impressão geral de prontidão e agressividade.

Aparentam muita energia, força e disposição física por todo corpo.

São belos, com curvas nos lugares certos, com forte capital estético, músculos rígidos.

  • Dor: Troca/Exclusão e Traição. Triangulação com coisas e pessoas, questionador, perfeccionista, travado, exigente. Não aceita perder.

Busca sempre opções. Acha que será trocado, controlador e confuso. Não fica tranquilo.

Inseguro porque acha que vai perder, tem dores no corpo, na lombar, busca a perfeição excessivamente.

  • Recursos: Competitividade, pró-atividade, agilidade, perfeição, protagonismo. Proativo, ágil, executor, competitivo, buscam a perfeição.

Querem ser melhores e melhorar o mundo, querem brilhar e encantar.

São persuasivos e muito bonitos.

  • Esperar: Que se acham feios. Muita competitividade, indecisão, agilidade. Consistência, execução, sem foco, controle, auto cobrança.
  • Não Esperar: Decisão rápida entre duas ou mais opções e foco exclusivo.

Vulnerabilidade, entrega 100%, confiança.

  • Estimular: Deixá-lo seguro com você, deixar escolher o que carregar.

Não exija foco, decisão, e não passe insegurança ou deixe ele inseguro.

  • Alerta: Não exija que ele trabalhe com uma única opção.
  • Profissão: Funções de palestrante, modelos, empresários, empreendedores
  • Defesa: Ter opções e separar amor de sexo.

E para não finalizar… Agora que você já conhece os traços de caracteres…

Você pode agendar sua Análise Corporal, Análise Combinada e pôr fim a Chave Mestra que vai te dar o direcionamento para tirar seus traços da dor, colocá-los no recurso e finalmente virar a chave da sua vida e mudar aquela situação de desconforto que está te travando.

A partir de janeiro/2022 a Agenda para atendimentos estará aberta, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp (21984547893) e garantir sua vaga com valor promocional de lançamento. Sou aluna em formação do Corpo Explica.

E quem estiver no Clube aEmpreendedora de Vantagens da Revista aEmpreendedora terá um bônus especial.

Quer saber mais sobre os traços? Acompanhe o blog ou as redes sociais.

Instagram https://instagram.com/terapeutadharanaventura

Gratidão!

Fontes:

  • https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/02/2020/o-formato-do-seu-corpo-pode-revela r-o-seu-carater-afirma-neuropsicologa
  • https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabia-que-o-formato-do-seu-corpo-explica-jeito -%C3%A9-meneses/?trk=portfolio_article-card_title
  • https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/pelo-formato-d o-corpo-pedro-jura-que-sabe-se-voce-e-psicopata
  • https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/09/26/interna_bem_viver,1123077/form ato-e-expressoes-do-corpo-dizem-muito-sobre-o-carater-do-ser-human.shtml

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui