Sustentabilidade ambiental na compra imobiliária

1
Sustentabilidade ambiental
Sustentabilidade ambiental na compra imobiliária

Características de sustentabilidade ambiental que interferem na aquisição de imóveis.

Sustentabilidade ambiental é tendência no mercado imobiliário e vem sendo lentamente ampliada, contribuindo para com o ecossistema no geral.

A conscientização da população aumentou e hoje saber cuidar da nossa natureza é essencial a vida e buscar as vantagens oferecidas pelas práticas sustentáveis é tendência no “novo normal” …

A sustentabilidade ambiental nas transações imobiliárias é foco na mente dos compradores, pois proporciona conforto e boa qualidade de vida.

Sustentabilidade ambiental é discussão da ONU, onde mais de 150 líderes mundiais, assinaram uma Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser implementados até 2030.

São metas ligadas a bem-estar social, gestão da água, mudanças climáticas, preservação da natureza e crescimento econômico, entre outros fatores.

Essa realidade invade o mercado imobiliário lentamente, e se faz urgente adotar práticas de sustentabilidade ambiental de resultados na construção civil.

Contudo, o mercado imobiliário é sim, considerado um dos principais inimigos da sustentabilidade ambiental e um dos setores que mais agride o meio ambiente.

O setor de construção é também econômica: representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto brasileiro. Seu potencial para agir sobre a sociedade é enorme. Precisamos utilizá-lo para gerar mudanças reais.

O mercado imobiliário ainda é vilão do desenvolvimento sustentável, devido às atividades de extração de matéria-prima.

Porém, empresas que buscam diminuir os impactos causados pelos canteiros de obras e pelas extrações ou fabricações de elementos para a construção são valorizadas por compradores mais conscientes atualmente.

Compradores que, optam por condomínios, que tenham a redução de energia elétrica e água com os sistemas alternativos, conseguem uma redução de aproximadamente 30% nas taxas de condomínio.

Entrego aqui uma breve lista para você aumentar a sua visão na hora da compra.

As 8 características básicas que tornam um empreendimento sustentável são:

  1. Formas alternativas de energia: Sistemas como placas de energia solar no telhado e hélices de energia eólica são as opções mais comuns nestas edificações;
  2. Reutilização da água da chuva: reduzir o consumo deste recurso essencial à manutenção da vida. A água recolhida possui vários usos sanitários, como lavar pisos, paredes, calçadas e até mesmo o carro;
  3. Áreas verdes: são agradáveis esteticamente, e possuem a importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos;
  4. Hortas orgânicas: Cuidar de uma horta gera economia, e pode também ter valor terapêutico ou de lazer. Possuir uma horta sempre cheia de temperos frescos, produzidos num solo especialmente nutrido por um sistema de compostagem;
  5. Compostagem: Com uma composteira, é possível verter grande quantidade de resíduos em compostos orgânicos úteis para nutrir o solo onde serão cultivadas plantas de vários tipos;
  6. Coleta Seletiva: Ter lixeiras estruturadas num sistema de destinação de resíduos, utilizado tanto na composteira como na entrega de resíduos para o recolhimento pelo serviço público;
  7. Destinação correta de efluentes: contar com um sistema próprio de tratamento integral de efluentes com sanitização e reaproveitamento da água com destino somente para os vasos sanitários, gerando economia de água para o condomínio;
  8. Harmonia com os arredores: A harmonia com os arredores é certamente o objetivo mais difícil durante a construção sustentável. Engenheiros, arquitetos e até profissionais de outras áreas necessitam estar atentos para as especificidades do terreno, da área e até mesmo da cultura onde é construída.

Este material é para ajudar você na identificação dos pontos fortes possíveis num imóvel sustentável.

Eu quero que você também seja tocado pela causa da sustentabilidade ambiental, e ajude na construção de um mundo melhor!

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here