O que é Temperança? No dicionário encontra-se a definição: qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido. Sobriedade no consumo de alimentos e/ou bebidas.
Ser moderado em quê?
Observe seus hábitos diários, seu estilo de vida.
Ser temperante é abster-se daquilo que é mau e consumir de forma moderada o que é bom.
Ser temperante é não fazer uso de produtos que são nocivos à saúde, como: álcool, tabaco, bebidas estimulantes e drogas.
Mesmo o hábito de tomar um cafezinho de hora em hora, é extremamente prejudicial à saúde. Parece aumentar a sua capacidade no trabalho, mas isto é proporcionado pela cafeína na dilatação dos vasos periféricos.
A cafeína é um composto químico que atua tanto no sistema nervoso central, quanto sobre o metabolismo basal, aumentando a produção de suco gástrico.
Quando este hábito é inserido em nosso dia a dia, o organismo torna-se dependente e na falta deste, a mente e o corpo sentem esta abstinência e o reflexo vem através de uma dor de cabeça, desânimo ou falta de coragem.
Em pessoas mais sensíveis o consumo do café pode irritar o revestimento do estômago.
Outro vilão para a saúde é o açúcar. O consumo diário de açúcar deve ser de 25 g por dia o equivalente a duas colheres de sopa, conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ao ser digerido, o açúcar transforma-se em glicose que por sua vez entra na corrente sanguínea. Ela precisa entrar nas células e a insulina, hormônio liberado pelo pâncreas abre estas portas.
Quando ingerimos açúcar em excesso, a insulina também é aumentada e com o tempo a chance de desenvolver diabetes é muito grande. Em refrigerantes e sucos prontos também se encontram altíssimos teores de açúcar.
O hábito de tomar refrigerantes, comer chocolates e doces também podem se tornar um vício.
No chocolate além do açúcar, existe a gordura e estimulantes (cafeína), três substâncias altamente viciantes.
A sensação de concentração e energia, que é sentido ao ingerir o chocolate é porque ele aumenta a liberação de dopamina no cérebro (hormônio da felicidade).
Se você faz do chocolate um escape para desviar a atenção dos problemas, devido este relaxamento, bem-estar e confiança que ele traz, pode consumi-lo em excesso.
Acima da quantia diária de 30 g elimina as propriedades positivas do doce e provoca o acúmulo de gordura.
Portanto, ele é o grande inimigo das dietas (150 g contém 800 calorias) e, além disto, favorece a formação de cálculos renais.
Alguns itens na alimentação foram citados, mas o equilíbrio precisa estar também no trabalho, no lazer e nas relações pessoais.
Ser temperante é abrir mão de hábito errados e fazer uma mudança no viver. Pense agora onde começar:
- Abandone as drogas lícitas e ilícitas
- Deixe o hábito do cafezinho, de beber refrigerantes, sucos, de comer chocolates e doces.
- Alimente-se de forma saudável, sem exageros.
- Nos exercícios físicos, cuide para fazê-los de forma equilibrada, sem excesso, não deixe de beber água.
- Não exagere no lazer, esquecendo-se da ocupação profissional.
- Evite sobrecarga no trabalho e estudo. Depois de intensa atividade, o corpo precisa de descanso.
Encontramos na Bíblia o conselho de Paulo aos Gálatas, sobre a temperança, ele diz no capítulo 5 de sua carta nos versículos 19 a 22:
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas, o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.
A temperança é um dos frutos do amor:
- Amor a Deus.
- Amor ao próximo.
- Amor a si mesmo.
Analise se este importante remédio natural já faz parte da sua vida.
Saúde mental e física será o resultado de uma vida equilibrada e temperante.
Próximo artigo será o último Remédio Natural.