Tempo Livre na Aposentadoria?

0
679
Aposentadoria - Tempo livre

Saiba como gerenciar melhor sua pré e pós-aposentadoria.

A Aposentadoria é uma das fases de grande impacto na nossa vida, pois traz consigo muitas mudanças, nos aspectos pessoal, social e psicológico. Como toda mudança, traz consigo ganhos e perdas!

Um dos maiores ganhos da Aposentadoria é sem dúvida a disponibilidade do seu tempo, pois este é o seu ativo mais valioso!

Enquanto todos os trabalhadores fazem malabarismo para executar as atividades e cumprir os horários dentro das organizações, você agora é dono do seu próprio tempo e livre da exigência de cumprir horários de entrada e saída nos pontos digitais.

Nossa! Que alívio, principalmente para as mulheres, que têm múltiplas jornadas de trabalho!

O tempo é um elemento muito precioso, pois não podemos resgatá-lo!

Passamos 20 ou 30 anos da nossa vida ativa no trabalho, controlando a nossa agenda que está sempre solicitando mais tempo para realizar todas as nossas tarefas e ainda conciliar com os nossos compromissos pessoais.

Ele nos dá autonomia para redimensionar a nossa vida neste segundo tempo, reavaliando nossa missão de vida, entrando em contato com os nossos valores e com a nossa essência, enquanto pessoa.

Esta é grande sacada da Aposentadoria: através do autoconhecimento, fazer uma conexão consigo mesmo e se reinventar pessoal e profissionalmente, desenhando o seu pós-carreira, alinhado com a sua missão e propósito de vida!

Agora você pode escolher e fazer da sua expertise uma nova atividade, ou transformar o seu hobby favorito em trabalho que te dê prazer, realização pessoal e Qualidade de Vida.

Muitas são as oportunidades quando você é o dono do teu tempo e tem saúde para usufruir este tempo que você conquistou, após tantos anos de trabalho.

Você pode se permitir, agora, trabalhar em novo ritmo em uma agenda que contemple tempo para os seus cuidados pessoais, fazendo deste momento a realização do seu Projeto de vida pós-carreira.

Neste processo, o tempo pode ser o seu grande “aliado”.

Com maior disponibilidade de tempo, o aposentado agora pode colocar em prática aqueles planos e sonhos não realizados.

Planejar a Aposentadoria se faz imperativo para que você viabilize viver esta nova fase com sabedoria e dignidade.

A falta de um planejamento, na pré-aposentadoria deixa o profissional em uma situação de vulnerabilidade para alguns sintomas muito comuns nos aposentáveis, quando se aproximam da fase da aposentadoria, conforme apontam as pesquisas:

  • Síndrome da inutilidade;
  • Perda do referencial
  • Sensação de abandono, dentre outros, que geram medo, pânico e insegurança no processo de transição evoluindo, em alguns casos, para a angústia e depressão.

Muito se fala, nos artigos e livros sobre Aposentadoria, da preocupação sobre a falta de habilidade na gestão do tempo por parte dos aposentados, gerando um tempo ocioso, sem atividades, motivação e propósito de vida podendo contribuir para danos à saúde.

Esta falta de saber “o que fazer” com o tempo, na aposentadoria já se tornou o grande “medo” da maioria daqueles que vão se aposentar!

Infelizmente, a falta de um Projeto de Vida, a falta de conhecer mais sobre a Aposentadoria e sobre a nova missão de vida, vão deixar o aposentando inseguro e com baixa autoestima.

Pode não parecer, mas ter muito tempo e pouca atividade para fazer gera um dos transtornos mais comuns na sociedade atual, a depressão.

O período ideal para você desenhar o seu Projeto de Vida, incluindo o Planejamento do tempo disponibilizado na sua aposentadoria é no mínimo de 2 anos, para que você faça uma transição com confiança, autonomia e assertividade nas suas escolhas e decisões.

Algumas sugestões para o Planejamento do seu tempo Pós-carreira, caso você decida não permanecer ou retornar ao mercado de trabalho:

  • Elaborar uma agenda que contemple tempo para cuidar de você mesmo; academia, entretenimento, programas culturais, saúde e lazer;
  • Encontrar novos papéis. A Aposentadoria é uma fase que exige novos papéis sociais;
  • Reservar na sua agenda tempo para os seus projetos e realizações pessoais promovendo uma melhor qualidade de vida;
  • Construir nova rede de amigos que preencha o vazio deixado por seus colegas de trabalho;
  • Dedicar-se ao voluntariado, numa área em que você tenha afinidade;
  • Retomar projetos antigos projetos;
  • Participar de Conselhos, Associações, etc.;
  • Programas de Lazer, cultura, entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here