Olá leitoras e amigas,
Hoje finalizamos a “trilogia” QUEDAS CAPILARES. Caso você ainda não tenha lido as outras duas primeiras matérias, clique nas imagens abaixo:
Como já visto anteriormente, a queda de cabelo é um problema que preocupa homens e mulheres de todas as idades. As causas são as mais variadas e vão desde falta de higiene, transtornos emocionais e psiquiátricos até doenças autoimunes e medicamentos.
O principal é compreender que nem toda queda de cabelo leva a calvície, portanto, nem sempre é necessário entrar em pânico. Mas é sempre bom procurar um médico para avaliar o tipo de queda e as possíveis causas.
Meu cabeleireiro pode resolver meu problema? – Não, não pode. Os profissionais cabeleireiros estão aptos para cuidar apenas da parte externa do fio, a parte que fica fora do couro cabeludo, a haste capilar. Em casos de diminuição do volume capilar (entenda a diferença entre volume e densidade capilar «clicando aqui» ), por quebra, seu cabeleireiro com certeza está capacitado para resolver seu problema e ele irá sugerir métodos de terapias capilares baseados na anamnese, histórico e diagnóstico dos seus cabelos, montando um cronograma adequado ao seu tipo de problema.
Receitinhas caseiras podem resolver meu problema? – Nem sempre. Quem nunca seguiu aquelas dicas da vovó não é mesmo? Passar babosa nos fios e no couro cabeludo para ajudar no crescimento e parar a queda, ovo com limão, amido de milho com leite e óleo de côco, etc… Essas receitinhas caseiras e baratas que “bombam” na internet, apesar de apresentar à primeira vista um resultado bem satisfatório, são grandes agentes causadores das quedas de cabelo. – “Ah, mas meu cabelo fica tão lindo, tão brilhante, tão forte! ” – Não, não fica. Primeiro porque esses produtos são compostos por macromoléculas, e isso quer dizer que, elas não penetram na fibra para fornecer um resultado real de tratamento, segundo porque o excesso de oleosidade contribui para o entupimento do folículo piloso, sufocando a raiz e causando a queda. Outro ponto importante, é que produtos de culinária, usado nos fios e couro cabeludo facilitam a criação e proliferação de fungos que causam dermatites e seborreia ocasionando a queda. Em longo prazo, quem faz uso dessas receitinhas populares inevitavelmente terá um episódio de grande queda capilar.
A falta de cuidados com a higiene capilar (você pode saber mais sobre isso «clicando aqui» ) também é de grande responsabilidade na queda de cabelo. O couro cabeludo sujo, ou mal higienizado é um ambiente extremamente favorável a proliferação de fungos e bactérias que podem causar doenças sérias e significativas perdas de cabelo. O acúmulo de óleos, cremes, suor, e produtos sem enxágue criam uma espécie de crosta que entope os folículos e confere um desagradável odor aos fios.
Como Evitar e Tratar a Queda Capilar
O primeiro passo para evitar e tratar a queda das madeixas é uma alimentação saudável, higienização correta, exercícios físicos e controle do stress. Os alimentos como frutas, verduras e legumes são grandes fontes de vitaminas e ajudam muito na manutenção interna dos fios. Os exercícios físicos ajudam na desintoxicação do organismo, regulam o metabolismo e ajudam a liberar o stress. Momentos de lazer e descanso são fundamentais para o controle da ansiedade e do estresse.
Todo tratamento para quedas, alopecias e calvícies exigem indispensável e insubstituivelmente a intervenção de um médico que em casos mais leves pode iniciar o tratamento ou indicar a ajuda de um especialista que pode ser o endocrinologista e o dermatologista.
Os tratamentos envolvem na sua maioria exames de sangue, e em alguns casos extremos de fezes e urina para identificar a causa da queda e o tipo de alopecia. De posse dos resultados (quando necessários), o médico irá receitar o tipo de medicamento ideal para cada caso, que vai desde shampoos, condicionadores e loções específicas e manipuladas até medicamentos via oral.
É muito importante seguir corretamente as recomendações médicas e fazer o uso indicado dos medicamentos para que o tratamento tenha o resultado desejado no menor prazo possível.
No mais, visite regularmente seu cabeleireiro para terapias capilares como detox dos fios e do couro cabeludo, procedimentos desmineralizantes, esfoliantes do couro cabeludo, cronogramas e tratamentos de higienização capilar.
Gostou? Ficou com dúvidas? – Deixa seu comentário, dá um curtir e se achou essa matéria útil compartilhe para que outras pessoas possam ser beneficiadas.
Beijos e até a próxima.
Cláudia Silva
Fone: (41) 9 9178-8485
Email: [email protected]
Consultoria: https://www.facebook.com/ColoriRaddrizzamentoConsultoriaOnline/
Produtos: https://www.facebook.com/lineareparazione/
Twitter: @CLAUDIAPOWERFUL
Instagram: claudia_silva_raddrizzamento
LinkedIn: claudia-silva-raddrizzamento