Valores determinam o tipo de vida que levamos

0
82
Valores
Valores determinam o tipo de vida que levamos
Temos a tendência de ver o pontinho preto em uma cartolina branca. Inconscientemente, vemos aquilo que não nos agrada primeiro, para depois ver o todo.

Valores determinam o tipo de vida que levamos, estão intrinsecamente presentes em nosso dia a dia, em todas as nossas tomadas decisões.

Antes de continuar falando sobre valores, precisamos entender que existe uma diferença entre valores e crenças.

Valores – Aquilo que está enraizada em nós, e faz com que tomemos decisões, sem perceber. É o grau de importância que damos, subjetivamente, a conceitos, pessoas ou fatos.

Crenças – Maneira com que vemos as coisas, é a forma que nós vemos o mundo. Aquilo que eu julgo como verdade, sobre as pessoas, coisas, conceitos ou fatos.

O foco deste artigo é nos valores e o quanto ele impacta a maneira que agimos e tomamos decisões.

Exemplo: Se você acha que homem é tudo igual, que só muda o endereço, para todo relacionamento que que você olhar, vai pensar: Cara, não tem jeito, homem é tudo igual mesmo, só muda o endereço! Todavia, se você estiver com a visão de que estamos aqui para evoluir, você com certeza verá a mesma situação com outro olhar, talvez pense: Como ele progrediu!

Afim de que não haja dúvidas, compartilho com vocês uma metáfora que o coach Gerônimo, compartilhou neste vídeo:

Passei boa parte da minha vida, correndo atrás dos meus sonhos e quando tive filhos, alguns de meus valores, tiveram a ordem de prioridade alteradas.

Eu não estava sabendo lidar com esta nova hierarquia de valores.

Dentro do coaching conheci algumas ferramentas que me ajudaram a colocar a vida de volta ao eixo.

Trabalho com desenvolvimento pessoal, ajudando as pessoas lidarem com suas questões e a tirarem vantagem de suas habilidades, a desenvolverem novos talentos, e a lidarem com os desafios pessoais de suas personalidades.

Cada pessoa é única. Não há nada de errado contigo. O pacote que veio contigo para esta Terra, esta unicamente no seu sistema para ajudá-lo atingir seu potencial divino, cumprindo assim com sua missão.

Você sabia que podemos usar nossos valores para definirmos nossas metas?

Como falei, nossos valores estão arraigados em nós, às vezes decidimos que iremos agir de uma determinada maneira, e quando nos deparamos com a situação, agimos totalmente ao contrário.

Tenho uma personalidade bem forte, e em algumas situações, principalmente em casa, me sinto como se fosse um vulcão em erupção, que quando explode, não se importa com o que vai acontecer, simplesmente entra em atividade, depois que a larva quente seca, é que consigo perceber o tamanho do estrago.

Minha boca é mais rápida do que minha mente, o valor da sinceridade esta sempre “on”. Se você não quer saber o que penso, por favor, não pergunte!

Sabendo deste ponto fraco, procuro me perceber. Faço perguntas internas que me ajudam a lidar melhor com a situação. Temos que ter plena consciência de que sempre reagimos a situações de acordo com nossos valores.

Se o valor saúde é importante para você, com certeza, sempre procurará cuidar do seu corpo.

Sei que nem sempre é fácil alinhar nossas ações com nossos valores. A força do hábito, mais as recompensas imediatas de algumas coisas, podem fazer com que nos esqueçamos de nossas boas intenções, agindo de maneira que não condiz com nossos valores.

As perguntas a seguir podem ajuda-lo a identificar seus valores:

  • O que é importante para você na vida?
  • Se você pudesse ter alguma carreira, sem se preocupar com dinheiro ou outras restrições práticas, o que você faria?
  • Quando você está lendo notícias, que tipo de história ou comportamento costuma inspirar você?
  • Que tipo de história ou comportamento te deixa com raiva?
  • O que você quer mudar sobre o Mundo ou sobre você mesmo?
  • Do que você mais se orgulha?
  • Quando você foi o mais feliz?

Pegue uma folha de papel e responda a estas perguntas acima.

De posse destas respostas, você ira usa-las para descobrir seus valores.

Clique aqui para baixar a lista com alguns Valores pessoais

Agora que você já sabe quais os valores têm governado sua vida, compartilho com vocês algumas técnicas que nos ajudam a mudar nossas reações e viver mais conscientemente de acordo com nossos valores.

Podemos por exemplo:

  • Criar o hábito de ler a lista de valores todos os dias logo que acordar;
  • Planejar como você viverá seus valores ao longo do dia;
  • Imprimir seus valores e mantê-los perto de você para se referir durante o dia;
  • Coloca-los como notas no celular, ou um post-it no computador;
  • Configurar lembretes para aparecer em seu telefone;
  • Se você perceber que esta desviado de seus valores, analise a situação e depois se pergunte o que poderia ter feito de diferente naquele contesto.

Nossos valores não são imutáveis. Todavia, alguns de nossos valores permaneçam os mesmos durante toda a nossa vida, outros podem mudar à medida que as circunstâncias mudem, ou à medida que vamos amadurecendo começamos a ter uma visão diferente do que é importante.

Pode ser que os valores permaneçam os mesmos, porém a ordem de prioridade pode alterar como aconteceu comigo, quando tive meus filhos.

Ser um passarinho é muito importante para mim (valor liberdade), mas ajudar meus filhos com seu dever de casa, leitura diária e suprir suas necessidades, é minha prioridade neste momento. Sim, aprendi a criar e apreciar momentos que me permitam experenciar o valor da liberdade, e isso me deixa muito realizada.

Recomendo que sempre façamos um check-up regularmente para verificar a ordem de prioridade de nossos valores, pelo menos uma vez por ou sempre que passarmos por uma mudança de vida que seja significativa, tais como perda de emprego, uma doença, divórcio, perda de um ente querido. O cenário atual é um ótimo momento.

Claro, você também vai querer continuar lendo seus valores e se referindo a eles muito mais regularmente do que uma vez por ano, e se a qualquer momento você perceber que algo não está mais certo, sinta-se à vontade para rever seus valores.

Depois de criar sua nova lista, reexamine suas metas e as reescreva, se for necessário, para entrar em harmonia com seus valores de acordo com sua nova hierarquia de prioridade.

Antes de continuar, dê uma olhada na sua vida:

  • Como que ela está no geral?
  • O tipo de vida que você esta vivendo encontra-se de acordo com seus valores?
  • A sua profissão/carreira reflete seus valores?
  • Como você está gastando seu tempo?

É muito comum que nossas vidas sejam diferentes de nossos valores por “N” motivos.

Para cada um dos valores, faça uma lista de coisas que você pode fazer para coloca-los em prática.

Exemplo, se você marcou “crescimento continuo”, pode voltar para a faculdade e fazer o curso que sempre sonhou. Pode ler um livro por mês, sobre o assunto que te interessa. Fazer cursos de treinamento on-line ou presencial de um assunto especifico. Há muitas possibilidades.

Não se restrinja, neste momento. Apenas anote todas as possibilidades, mesmo que você ache que neste momento não possa investir financeiramente ou não tenha tempo. Apenas faça a lista, escrevendo todas as coisas que você poderia fazer para viver de acordo com seus valores.

Provavelmente você acabará com uma imensa lista de possibilidades.

O próximo passo é transformá-los em metas. Os artigos poderão auxilia-los neste processo.

Um beijo de luz e até o próximo artigo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui