Vendas pela Internet – Saiba como começar da forma correta

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Vendas pela Internet
Vendas pela Internet – Saiba como começar da forma correta - Imagem: PixaBay - free

Realize seu sonho de vender seus produtos pela internet

Vendas pela Internet – Este artigo é para você que deseja conquistar sucesso e sua independência financeira, geográfica e de tempo.

Mesmo que não exista uma fórmula pronta para se conquistar o sucesso no mundo digital, alguns passos básicos devem ser seguidos para que seu tempo seja otimizado, sua estratégia seja desenhada e as famosas vendas pela internet aconteçam.

Vou listar abaixo o que não pode faltar no planejamento de sua estratégia de negócio para que você saiba como começar a vender pela internet.

Pesquisa de mercado – A pesquisa de mercado é uma ferramenta capaz de coletar e analisar dados valiosos, identificar oportunidades e problemas sobre o segmento escolhido.

É na pesquisa que você conhece o perfil do seu cliente ideal, identifica os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, analisa o perfil dos seus fornecedores de produtos e serviços.

Com esses dados em mãos, essa ferramenta será uma forte aliada no momento de definir as suas estratégias de vendas pela internet, identificar o segmento mais lucrativo e detectar novas tendências do seu nicho.

Para que uma pesquisa seja eficaz é importante que ela tenha claramente definido qual é o seu objetivo, público-alvo, tamanho da amostra, roteiro das perguntas, aplicação do questionário e como será feita a compilação dos resultados.

Faça do seu Instagram um canal de relacionamento – Para potencializar suas vendas pela internet é imprescindível que o seu canal de comunicação através das redes sociais seja potencialmente ativo.

Use e abuse do relacionamento com o seu seguidor, lembre-se que rede social é entretenimento e ninguém gosta de ver e ouvir repetidas ações de vendas com chamadas para compras como se estivesse acessando um catálogo.

Mostre seu produto sendo usado de diversas formas, ensine como lavá-lo, se for o caso, faça combinações, dê dicas sobre o seu nicho, faça perguntas, peça provas sociais, mostre seu cliente usando o seu produto, etc.

Lembre-se que nas redes sociais também vale o Princípio de Pareto 80/20, ou seja, 80% do seu conteúdo deve ser sobre relacionamento e 20% sobre ações de venda.

Faça testes investindo pouco – Então você descobriu um ótimo produto e quer vende-lo na internet, certo? Nessa etapa, a ideia é validá-lo empregando o mínimo de recursos possíveis (tempo e dinheiro) para a venda desse produto.

Com pouco investimento você conseguirá entender o comportamento e receptividade do público e identificar pontos de melhorias que devem ser considerados para aumentar os seus resultados de venda pela internet.

Utilize outras fontes de comunicação com o seu cliente – Todos amam as redes sociais, eu sei, mas deixar sob o comando do “Tio Zuk” a entrega ou não de seus conteúdos e ofertas não me parece mais uma ação inteligente.

Para não depender da ação do algoritmo numa plataforma que não está sob o seu controle, monte você mesmo a sua base de contatos com o seu cliente, sem intermediários, assim é você, sua oferta e o seu cliente.

As opções mais usadas para vendas pela internet no momento são grupos no WhatsApp e Telegram, e-mails, e distribuição de conteúdos em outras redes sociais, YouTube e TikTok por exemplo.

Dica extra: Invista no pós-venda e fidelize seu cliente – Ter um bom produto e com um ótimo preço não são mais os únicos diferenciais na hora da decisão de uma venda pela internet.

Você provavelmente já desistiu de uma compra por conta do mau atendimento, certo? Isso acontece porque os clientes estão cada vez mais exigentes, e possibilitar uma experiência incrível de compra é o que te diferenciará neste mercado tão competitivo.

Além do atendimento, vou listar alguns itens importantes que devem ser observados no pós-venda.

Valorize o seu cliente e ofereça a ele descontos e condições exclusivas – você pode usar pontuações, cupons, frete grátis, presentes. Use sua imaginação.

Pesquisa de satisfação – É a ferramenta que te permitirá medir eventuais necessidades de melhorias e gerará depoimentos para serem usados como prova social nas redes sociais.

Política de troca justa. Sempre se coloque no lugar do seu cliente. Caso precisasse fazer uma troca, como você gostaria de ser tratado? Faça o mesmo na sua empresa.

Surpreenda na entrega – A entrega do seu produto tem que surpreender. Seja com a embalagem, com um cartão, com um mimo, com um cupom de desconto para a próxima compra, a entrega tem que gerar satisfação no seu cliente, é disso que ele irá lembrar na hora que precisar fazer uma nova compra ou indicá-lo para um colega.

Observe que vender pela internet é um conjunto de várias ações realizadas isoladamente, que juntas formam toda a estratégia do seu negócio.

Essas ações fortalecem a sua presença digital, geram autoridade para sua marca e consequentemente, aumentam seu faturamento.

Boas vendas pela internet colegas!

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