Você Tem Comportamento de Profissional Medíocre?

1
1118
Profissional Medíocre

O profissional medíocre existe e talvez você seja um deles.

Tenho observado várias reclamações relacionadas a postura nada ética do profissional medíocre. Eles realmente acreditam que vale tudo para ter destaque.

Confesso ter pensado muito sobre fazer uma narrativa abordando este tipo de comportamento, pois sempre opto pelo discurso voltado para pessoas que desejam ser protagonistas de suas vidas.

Mas, ignorar comportamentos autodestrutivos, ou que destroem os que estão à nossa volta não os anulam, sendo assim é melhor identifica-los, combate-los e doma-los.

Todos queremos melhores salários, melhores posições hierárquicas e reconhecimento profissional. Vale lembrar que o conceito sobre reconhecimento profissional tem suas variantes, pois o que é reconhecimento para você, pode não ser para o outro.

O que você é capaz de fazer para crescer profissionalmente, ou para alcançar uma melhor posição na empresa? Seja sincero com você mesmo ao responder e pense no comportamento que tem adotado no seu trabalho.

Infelizmente existem profissionais que escolhem rotas destrutivas para obter destaque e a grande maioria deles não se consideram trapaceiros, ruins e muito menos medíocres, pelo contrário, se acham até mais espertos e “racionais”.

Sim! Estes profissionais existem e estão por aí, ocupando os mais diversos cargos, nas mais diversas instituições: em iniciativas privadas, públicas, ONG’s, sindicados e etc.

VALE TUDO para conseguir um espaço e nesta onda em que tudo vale, muitos outros profissionais saem prejudicados e em alguns casos até perdem o emprego.

É engraçado pensar que em muitos momentos de nossas vidas podemos ter adotado algum tipo de comportamento medíocre, porque sempre achamos que atitudes ruins vêm dos outros.

Te convido a fazer uma autoanálise, ao invés de ler este artigo associando o conteúdo aos profissionais que você conhece, associe-o a você.

Faça uma autoanálise em relação ao seu comportamento, seja sincero e justo com você mesmo, afinal, melhor do que insinuar a melhoria do outro é agir em nossa própria melhoria.

Se tivermos um olhar sincero sobre nossas atitudes, identificaremos que muitas vezes até reconhecemos nossa falta de ética, porém com uma roupagem fofa e sem de maldade: mentirinha do bem, inveja branca, fofoca do bem…

Assim como nenhum profissional medíocre se reconhece como tal, você pode também ter comportamentos similares, ou até mesmo ser um destes profissionais e nem ter se dado conta disto.

Profissional medíocre
Comportamentos medíocres no ambiente de trabalho:
  • Fazer fofoca espalhando boatos e situações desagradáveis sobre os colegas de trabalho;
  • Falar mal do colega de trabalho sem que o principal interessado saiba e possa se defender;
  • Aproveitar-se da boa vontade dos colegas de trabalho e começar a delegar rotinas que são suas;
  • Apropriar-se de ideias alheias, tirando totalmente o crédito de quem realmente merece o reconhecimento;
  • Bajular colegas de trabalho com maior poder hierárquico, o que é bem diferente de fazer um elogio, pois a bajulação se escora em elogios exagerados e oportunistas. Na verdade, o bajulador faz elogios pensando no que ganhará em troca;
  • Colocar-se como inocente, tudo é sempre culpa de alguém, ou de alguma situação e nunca se responsabilizar por nada de errado que acontece;
  • Não reconhecer o trabalho e esforço de outras pessoas;
  • Se intitular o dono da verdade e se sentir no direito de falar o que bem entende para os outros, usando a velha e conhecida frase: “Sou do tipo que fala o que pensa. ”
  • Se considerar melhor que outras pessoas por possuir um cargo maior que os demais.
  • Anular a equipe de trabalho, deixando a entender que todo o mérito é seu.

Estes comportamentos não sustentam e nem desenvolvem uma carreira, por mais que pareçam, em muitos momentos, gerar vantagens. Ninguém trabalha sozinho, pessoas precisam de pessoas.

Por isso tenha cuidado sobre como você atua em sua carreira e de que forma constrói suas relações.

Comportamentos medíocres apenas te afastam do reconhecimento mais precioso que um profissional pode ter: o respeito e a admiração das pessoas que trabalham o mesmo ambiente.

Quando o profissional opta por escolher uma rota saudável para seu desenvolvimento, automaticamente toda a equipe de trabalho abraça sua causa, independentemente do cargo que ocupe.

Inicia-se um verdadeiro mutirão de boas ações e uma grande torcida a seu favor.

É claro que sempre haverá um profissional medíocre disposto a sabotar seu crescimento, mas não se posicione como se isto fosse maior do que você.

Atue com transparência e evidencie os fatos como eles são e continue fazendo um bom trabalho. Por pior que seja, isto é temporário.

Se você tem comportamento de profissional medíocre, mude o caminho, recalcule sua rota, construa sua carreira em alicerces duradouros e saia do castelo de cartas que você tem criado, onde até o vento mais fraco derruba.

Todo profissional engajado tem seu espaço garantido no mercado de trabalho e se você está incomodando um profissional medíocre fique feliz, ele está, na verdade, sinalizando que você está no caminho certo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here