18 de maio, Dia de Combate ao Abuso, à Exploração Sexual Infantil e à Pedofilia

Em 18 de maio celebramos o dia de combate ao abuso, à exploração sexual infantil e à pedofilia. A data foi instituída pela lei 9.970, de 17 de maio de 2000.

Neste dia a mídia, o governo e diversas ONGs fazem uma campanha contra o abuso de menores através de atividades como: palestras e passeatas pacíficas com o objetivo de fazer com que as pessoas façam suas denúncias.

Cerca de 67,7% dos menores, vítimas de abuso e exploração sexuais são garotas. Os garotos representam 16,52% das vítimas. Os casos em que o sexo do menor não foi informado totalizaram 15,79%.

Os dados sobre idade mostram que 40% dos casos eram referentes a crianças de 0 a 11 anos. As idades de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos correspondem, respectivamente, 30,3% e 20,09% das denúncias.

Já o perfil do agressor aponta homens (62,5%) e adultos de 18 a 40 anos (42%) como principais algozes dos casos denunciados.

Esta data foi escolhida para homenagear a menina Araceli Crespo, que foi estuprada e morta, aos oito anos de idade no dia 18 de maio de 1973.

Hoje ela é considerada santa popular. Pois sua morte foi repleta de mistérios.

Na época, esta menina possuía um cão chamado Radar e ela sempre falava:

  • Botei o nome do meu cachorro de Radar porque ele é de outro mundo e possui o dom de me encontrar seja lá onde eu estiver!

No dia dezoito de maio do mesmo ano, a mãe desta garota pediu para que ela levasse uma encomenda num prédio em que todos diziam ser um mocó de dependentes químicos.

A pequena foi ao local. Mas quando chegou ao destino foi atacada por estupradores.

Estes bandidos torturaram, mataram, colocaram ácido no corpo da pobre criança e abandonaram a coitada num matagal.

Alguns dias depois um agricultor passou pela aquela floresta, encontrou o corpo da menina em estado de decomposição, avisou as autoridades competentes e o cadáver foi levado a uma gaveta do IML – Instituto Médico Legal.

O pai de Araceli foi chamado ao local e levou o cachorro Radar junto. Sem ninguém falar nada, o bicho foi até uma gaveta e começou a latir.

Tempos depois, foi confirmado que era, realmente, o corpo de Araceli que estava naquela caixa. Deste jeito os restos mortais dela foram enterrados em um cemitério.

Meses depois, os funcionários do campo – santo perceberam que uma idosa desconhecida rezava sempre no túmulo desta garota.

Um dia, esta senhora deixou o seguinte bilhete na tumba da garota:

“Santa Araceli, obrigada por salvar a vida da minha filha!”

Depois disto, muitas pessoas passaram a rezar no túmulo desta criança e a pedir milagres.

Então o túmulo da garota passou a receber muletas de pessoas que voltaram para mandar cartas de agradecimento, etc. Até hoje no dia de finados o túmulo de Araceli é um dos mais visitados.

Infelizmente, hoje, todos os dias crianças são mortas e abusadas, de forma semelhante.

Diariamente, na mídia, casos parecidos com o de Araceli multiplicam de forma assustadora.

Mas qualquer pessoa pode ajudar no combate ao abuso infantil. Basta observar o comportamento das crianças ao seu redor.

Caso encontre algo estranho, os telefones para denúncias são:
  • 190: Polícia Militar,
  • 100: Direitos Humanos,
  • 180: Disque-Denúncia.
A criança abusada, geralmente, apresenta os seguintes comportamentos:
  • Era falante, mas agora parou de conversar;
  • Passou a ter pesadelos constantes à noite;
  • Começou a possuir comportamento sexual precoce para a idade;
  • Crises de choro constantes;
  • Voltou a urinar na cama;
  • Surgiu baixo rendimento na escola;
  • Passou a tremer toda a vez que vê um determinado adulto.

O problema é que, geralmente, o abusador está próximo de casa. Há os psicopatas que se disfarçam de autoridades, com o objetivo de seduzir os menores.

Alguns usam os disfarces de professores, treinadores esportivos e líderes religiosos.

Por isto, os pais devem ficar de olho no comportamento de seus filhos e precisam pesquisar tudo sobre os adultos que passam a maioria do tempo com eles.

O diálogo familiar é sempre importante. Os pais precisam saber quais lugares os filhos frequentam, quais são seus amigos e conteúdos que eles leem nas redes sociais.

Campanhas como “Criança Não Namora Nem Por Brincadeira” também são importantes porque ajudam no combate à sexualização precoce.

Se a sua pessoa mora perto de alguma casa noturna, com atrações consideradas sensuais, observe se crianças frequentam o local. Caso veja algo suspeito, faça uma denúncia imediatamente. Pois se trata de um local insalubre para menores.

Portanto, se você tem filhos converse sobre eles sobre abuso e se a sua pessoa se preocupa com o futuro do país, denuncie toda a vez que perceber um menor em situação de risco.

Leia também matéria da nossa colunista Amora Rubra – “Mães românticas criam princesas adultas pelo consumo e namoro infantil”

Um país que cuida e zela pelas suas crianças se preocupa com o futuro de toda a nação.
Foto de Luciana do Rocio

Luciana do Rocio

Compartilhar

Aproveite descontos exclusivos do clube aEmpreendedora

Faça seu pré-cadastro abaixo e receba no seu whatsapp e e-mail descontos imperdíveis.

Últimas publicações

Obtenha o seu selo de sustentabilidade com
a aEco Carbon free

Promoções indicadas
pela aEmpreendedora

aE - Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

aE - iPhone 17 Pro - 17 Pro Max 256GB - 512GB - Novo Original NF Lacrado

iPhone 17 Pro – 17 Pro Max 256GB – 512GB – Novo Original NF Lacrado

aE - Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1

Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1, À Prova D’água, De Longa Duração, Coreano

aE - Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

aE - Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D'água de 5 Cores - Longa Duração

Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D’água de 5 Cores – Longa Duração

aE - Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino

Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino