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7 Dicas para Entender seu Público-Alvo nas Redes Sociais?

Pensa rápido: você sabe quem é o seu público-alvo?

A maioria de comerciantes não conhecem, e infelizmente, muitas empreendedoras batalham, quando se trata de tempo para determinar exatamente quem são.

Então se encontram no labirinto de perguntas e falta de resultados: “Cadê meu resultado? Cadê a Estratégia de Marketing? Fiz todas as ações sem conhecer o público?

Simplesmente não funciona assim…

Aqui um pouco de insumo para o pensamento das empreendedoras que buscam aumentar sua presença on-line para atrair mais seguidores e aumentar vendas.
Mais de um terço da população mundial está ativo nas mídias sociais.
Ao mesmo tempo, o e-commerce de vendas espera ultrapassar 500 milhões de euros até 2020.

Embora estes números apenas indiquem quantas oportunidades para empreendedoras e empresas têm para obter seguidores e clientes,
é também prova de quão intensa é a competição para os profissionais de marketing digital.

Por isso, atrair seu público-alvo deve ser uma prioridade para vocês empreendedoras de sucesso, em busca de uma estratégia de marketing digital eficaz.
Qual o seu público-alvo?
Empreendedoras sobrevivem com base em quão bem elas sabem quem é o seu público-alvo.

Quando você tem conhecimento total de seu público-alvo e de suas necessidades, a tarefa de Marketing torna-se muito mais fácil.

A Empresa Arby’s é um exemplo brilhante de marca que conseguiu encontrar sua voz para atrair um dedicado público, apesar de estar em um mercado cheio de concorrentes.

Seu conteúdo gerou 3 milhões de likes e seguidores no Facebook!

Gerando constantes elogios sobre a forma como a equipe de marketing planejou. UAU!
Se você pesquisa seus clientes, sabe como controlar o seu público-alvo. E já descobriu que a linguagem é a chave para o sucesso.

Para os iniciantes, como a definição do público influencia aspectos do seu negócio:
  • Os tipos de conteúdo para criar e onde distribuí-lo.
  • A VOZ da sua MARCA determina o tom de suas mensagens de marketing
  • ONDE Você vai passar a maior parte do tempo em prospecção de novos clientes potenciais

O maior ERRO das Empreendedoras ao tentar atrair novos clientes potenciais e seguidores é achar que ter uma grande quantidade diversificada de público é a solução.

Quando você tenta agradar a todos, ninguém ganha.
Suas mensagens de marketing e conteúdo acabam se tornando muito gerais ou generalizadas, e você se torna mais um rosto na multidão.

Em vez disso, os profissionais de marketing devem se esforçar para segmentar o público-alvo de NICHO, para áreas específicas e subgrupos de clientes, em vez de tomar um “one size fits all”.

Empreendedoras não tenham medo de atuar em mercado de nicho do seu público-alvo.

Deve-se considerar em olhar fora da caixa, olhar para a concorrência, para produtos e empresas que ainda conseguem coletar enormes bases de dados de clientes e seguidores.

Por exemplo, marcas como Brigadeiros de Low Carb ou Sem Lactose têm feito um trabalho magistral de construção de um nicho. Segmentam público específico. E apesar dela ser pequena é um jogador de sucesso na indústria da de doces.

Independentemente do que a marca está dizendo ou vendendo, seu público-alvo está lá.

E olha, vou contar um segredo, é sua responsabilidade encontrá-los e ver o que fazer com eles.

Como determinar seu público-alvo?

Bom, na realidade é como procurar uma agulha em um palheiro.

1. A definição de seu cliente ideal

Para escolher o que o seu público-alvo deve-se iniciar com outra pergunta:

Como se parece seu cliente ideal?

Pense na solução do seu negócio, você provavelmente terá uma boa suposição de seu cliente ideal.
Em outras palavras, qual é o tipo de pessoa que o seu negócio vai segmentar?

Quem são as pessoas de sua casa, filhos, família?

Fatores para considerar para determinar o seu cliente ideal incluem:

  • Dados demográficos, tais como idade, sexo, renda e localização
    Onde eles ficam online e quais são os tipos de conteúdo que consomem
    Pense: quais redes sociais passam a maior parte do tempo? Em que os blogs? Quais canais do YouTube? Etc..
  • As dores e os problemas que eles enfrentam em um dia
    A resposta varia de negócio para negócio. Talvez famílias de classe média, que procuram manter mais dinheiro em seus bolsos.
    Uma vez que você entender estes pontos, você pode começar uma estratégia específica para esse pessoal.
    A Definição do cliente ideal pode parecer um exercício abstrato. No entanto, a compreensão destes pontos torna a prospecção e marketing muito mais fácil.

Isso soa verdadeiro para você?

2. Desempenhar o papel de um Solucionador de Problemas

Sua marca deve preencher o vazio na vida perfeita dos clientes.
Basear seu marketing em torno de resolução dos problemas do seu público-alvo e empatia para os pontos de dor.

É a melhor forma de fazer crescer o seu negócio.
Entendemos as dores de cabeça envolvidas com o malabarismo nas múltiplas redes sociais para engajar, especialmente concebidas para aliviar a dor de cada público.

Por isso recomendamos que utilize ferramentas apropriadas. Em breve disponibilizarei um artigo com dicas de Ferramentas.

Veja como isso funciona?

Foque em Identificar a solução de problemas específicos, pois é isso que irá gerar mais resultado. Especialmente se houver pontos de dor que os seus concorrentes estão perdendo a oportunidade de intervir e seja fiel ao seu público-alvo.

É claro que você pode corrigir os problemas do seu público-alvo ou determinar como você pode ser melhor entre seus concorrentes.

Você fez seu dever de casa. Felizmente, o mar de dores em pequenos detalhes do seu público-alvo é, sem dúvida, mais fácil do que nunca para uma variedade de formas, para as marcas, para interagir com seguidores e clientes.

Basta arregaçar as mangas e partir para cima!

3. Tirar proveito das mídias sociais

Você quer saber sobre o que o seu público-alvo está fazendo em tempo real, não é?
Não existe lugar melhor para aprender do que a mídia social.

Comece testando a partir de tópicos de tendências para os diversos tipos de conteúdo e veja qual obtém o máximo de Likes e ações.

Assim poderá ver, de relance, o que está na mente dos clientes.

Por exemplo, a análise de hashtags é um exercício útil para tentar aprender mais sobre o seu cliente ideal.

Para capturar as tendências de discussão ou novos eventos crie a oportunidade de se tornar parte da conversa.

Descubra onde a maior parte do público-alvo está nas redes sociais, permitirá que você saiba onde aplicar a maior parte de seus esforços de marketing.

Afinal, algumas marcas se concentram exclusivamente no Facebook enquanto poderiam estar no Instagram e Pinterest.

Marcas como a LuLuLemon conseguem dominar completamente Pinterest com mais de 2 milhões de seguidores, por exemplo.

4. Faça as perguntas certas

Não negligencie o poder de fazer as perguntas.

Estimular o cérebro do seu público-alvo pode levar a ideias que podem ter impacto na sua estratégia de marketing ou na direção do seu negócio.
Como um bônus adicional, fazendo perguntas sobre sua marca como um tipo de assistência. É uma boa ação!

Quando você se mostra preocupado com os seus clientes você se destaca em relação aos concorrentes.

Se você já tem uma sequência de publicações nas redes sociais ou lista de e-mails, poste perguntas, como parte da campanha.

Perguntas levam a conversas e engajamento, que por sua vez levam a uma melhor compreensão de seu público-alvo.

Outro ótimo lugar para procurar por uma visão de que o público está lendo, pode ser responder perguntas a si mesmo ou olhar a lista de perguntas sobre a sua marca…
Ler é um tesouro de informações.

5. Entenda seu público-alvo no Google Analytics

As Empresas dependem de dados para gerar informação, certo?

Não atentar para o Google Analytics impede você de fazer suposições sobre seus produtos, o conteúdo e a estratégia global de marketing.
Os profissionais de marketing devem dar prioridade para o Google Analytics, além das redes sociais, para determinar a extensão de seu conteúdo e identificar-se com o público-alvo.

Os mais importantes pontos de dados para se manterem em mente são:

  • Os canais que atraem o maior número de visitantes e clientes (PPC, mídias sociais, SEO, etc.)
  • POST mais populares de conteúdo para o seu público-alvo (mais compartilhamento)
  • Qual página de seu website o público passar a maior parte do tempo.

Por quebrar esses pontos, você pode criar uma estratégia de conteúdo que realça seus pontos fortes aos olhos do seu público-alvo.

6. Realizar análise competitiva

Descobrir como você pode se destacar entre seus concorrentes significa a realização de análise competitiva.
O objetivo desta análise é de que? Para Participar do Jogo e Competir, porem conhecendo os pontos fracos que você pode aproveitar.
Faça uma lista de outras marcas, que disputam o seu público-alvo.

Faça as seguintes perguntas:

  • Como são a publicação e Compartilhamento de conteúdo dos seus concorrentes?
  • Quais os pontos dos produtos e serviços com ênfase em marketing? Preço? A facilidade de uso? Estilo?
  • Qual a estratégia de conteúdo em comparação com a sua? Qual a presença social? Eles fazem anúncios?

Além disso, ferramentas como LeadsLovers ou BuzzSumo pode fornecer mais conhecimentos específicos, como os conteúdos mais populares dos seus concorrentes.
Novamente, análise competitiva visa descobrir maneiras de fazer o seu marketing algo fora do comum.

7. Sem pressupostos

Finalizando a lista, lembre-se de que apelar para o seu público-alvo significa compreendê-los pessoalmente ou por números.

Simplesmente uma combinação de conversas significativas e análise competitiva para levar a decisões de marketing assertivas.

A partir da anulação dos pontos de dor do seu público-alvo para, então, renovar a sua estratégia de marketing e definir o seu nicho.

Não ignore esses meandros do seu público-alvo.
Quando você souber desses pontos com a palma da sua mão, encontrará novas maneiras de incentivar novos seguidores e clientes.

Você conhece bem o seu público-alvo?

Marcas devem ter total confiança em Quem eles são.

Ao dedicar tempo para pesquisar e tirar partido das necessidades do seu público-alvo, os profissionais de marketing podem criar campanhas e conteúdo que são perfeitos para seus seguidores.
Então, o que você está fazendo para entrar em trincheiras com seu público-alvo?

Comente abaixo!

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Se precisar se uma orientação para fazer o mapa de Empatia do Seu Público, recomendo esse e-book com uma linguagem muito objetiva e fácil, para iniciantes, chama-se Como fazer Mapa de Empatia sem Mistérios

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Dharana Ventura

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