Search
Close this search box.
Dia Internacional da Menopausa, 18 de outubro

Dia Internacional da Menopausa, 18 de outubro

Menopausa, fase que pede cuidados para a mulher

Dia Internacional da Menopausa, foi criado durante uma reunião entre a Sociedade Internacional a Menopausa e a Organização Mundial da Saúde em 18 de outubro.

Outubro foi escolhido porque nesse mês também acontece a conscientização contra o Câncer de Mama.

A menopausa é relacionada ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação, que acontece entre os 45 aos 55 anos.

A palavra menopausa é, geralmente, usada de forma errônea para designar o climatério, que é o período de mudança do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida feminina.

Sintomas que a mulher pode sentir na menopausa:

  • Irregularidades menstruais,
  • Ondas de calor,
  • Ressecamento da pele,
  • Alteração de humor,
  • Perda da libido,
  • Atrofia dos órgãos genitais,
  • Problemas urinários,
  • Aumento de peso,
  • Secura vaginal,
  • Perda de massa óssea e
  • Risco de doenças do coração.

 

Atividades recomendadas para a mulher na menopausa:

  • Acompanhamento ginecológico.
  • Exercícios físicos.
  • Alimentação balanceada.

Em fevereiro de 2020, aos 46 anos, quando começou a pandemia do Corona Vírus, minha menstruação parou um mês.

Mas não fiquei preocupada em estar grávida porque não tenho contatos íntimos com homens.

Porém, achei estranho.

Depois de seis meses, senti uma dor abaixo das costas e fui ao pronto-socorro onde me indicaram exames.

Deu negativo para o teste de Covid-19, mas fiz os outros exames recomendados inclusive ecografias de pélvis e dos rins.

A ginecologista disse que eu estava com uma pequena pedra em um dos rins, mas que os outros sintomas eram da menopausa.

Desde 2020, passei a engordar rapidamente, sem explicação, e descobri que isso era um dos sintomas da menopausa também.

Segundo profissionais da saúde mental é normal a mulher não querer ter relações íntimas, com seu parceiro, quando a menopausa chega. Pois, a aparência externa se modifica e não há nada errado nisso porque isso é natural. Afinal, passou a fase reprodutiva da mulher e, na menopausa, a natureza prepara a mulher para ser avó.

Mas se todos esses fatores passam a incomodar, então é hora de procurar terapeutas e ginecologistas.

Para tornar a matéria mais didática entrevistei a ginecologista Marina Levy e a enfermeira obstetra Renata Iak, da clínica Parto Com Amor, que responderam juntas às perguntas sobre o tema:

  1. O que é a menopausa?

A menopausa é a interrupção permanente dos ciclos menstruais como perda da função ovariana (não ocorre mais a ovulação) e a interrupção da produção de estrógenos. A idade geralmente entre 45 e 55 anos.

  1. Em qual idade a menopausa aparece?

Geralmente entre os 45 e 55 anos de idade, porém, existem casos de pacientes que apresentam a menopausa após esse período. Quando esse processo ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

  1. Quais são os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa são de certa forma um pouco “cruéis” com a mulher, os mais comuns que se manifestam são: os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, distúrbios do sono muitas das vezes associados aos fogachos, irritabilidade, ansiedade e em alguns casos até depressão.

Além destes é comum a diminuição da libido, ressecamento vaginal, alteração na pele e cabelo, aumento no risco de doenças cardiovasculares entre outros.

  1. A reposição hormonal é necessária durante a menopausa?

Há indicações clássicas para a prescrição da reposição hormonal: as ondas de calor, a prevenção da osteoporose, as manifestações atróficas urogenitais – secura vaginal, dor na relação sexual, infecções vaginais de repetição (FEBRASGO).

Porém, o histórico da paciente deve ser levado em conta, uma anamnese bem-feita será decisiva na indicação da reposição hormonal.

Lembrando que histórico de trombose, câncer e insuficiência hepática são contraindicações e a paciente deverá SEMPRE ser avaliada por um médico especialista.

  1. O que a mulher deve fazer para amenizar os sintomas da menopausa?

A tríade atividade física, alimentação equilibrada e lazer sempre são bem-vindas, além disso percebemos bons resultados com acupuntura, uso de fitoterápicos (sempre com uma avaliação rigorosa da paciente) e terapia em casal pois é notório que muitas das vezes o que mais recebemos no nosso consultório são conflitos de relacionamento envolvidos no processo da menopausa, é de grande valia que o parceiro (a) esteja ciente das manifestações clínicas e apoie essa mulher nesse momento.

  1. Qual é a importância do dia internacional da menopausa?

O dia 18 de outubro vem reforçar a necessidade de informações de qualidade a respeito da menopausa e apresentar à sociedade que os sintomas ligados a esse processo fisiológico feminino não são supérfluos, pelo contrário, são bastante difíceis e as mulheres mais uma vez rogam pelo acolhimento e pela compreensão em um mundo onde alterações hormonais parecem ser proibidas.

Portanto, mulher, não tema a menopausa e procure profissionais de saúde para tirar as suas dúvidas.

 

Serviços:

Clínica Parto com Amor:

 

Picture of Luciana do Rocio

Luciana do Rocio

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram