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Dia do Operador de Telemarketing, 4 de julho - aEmpreendedora
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Dia do Operador de Telemarketing, 4 de julho

O Dia do operador de telemarketing foi instituído em 2002, através da aprovação de um projeto de lei do político Nivaldo Santana, e é comemorado dia 4 de julho.

Operador de telemarketing é o profissional que realiza vendas por telefone, cobranças através de ligações, pesquisas telefônicas, serviço de atendimento ao cliente e pedidos de doações.

Nos anos quarenta, várias empresas passaram a usar funcionários para venderem seus produtos pelo telefone.

Na década de cinquenta surgiu uma empresa chamada DialAmerica Marketing que foi a primeira firma dedicada ao serviço exclusivo de vendas por telefone.

Em 1982 Nadji Tehrani criou o termo telemarketing para denominar a promoção de vendas e serviços pelo telefone. Assim telemarketer passou a ser o termo internacional para denominar o funcionário que trabalha como operador de telemarketing.

O setor de telemarketing é que mais cresce com a crise e o que mais oferece vagas para jovens em busca do primeiro emprego. Pois, ele não exige experiência e a maioria das empresas oferece treinamento para seus empregados nesta área. Uma pesquisa atual descobriu que a maioria dos operadores de telemarketing é do sexo feminino, jovem e tem o segundo grau completo. Um bom operador de telemarketing precisa conhecer com detalhes a empresa para qual trabalha e os produtos que ela oferta. As qualidades de um operador de telemarketing ideal são: boa dicção, paciência, cordialidade, resistência à pressão, habilidade em lidar com todos os tipos de seres humanos, espírito de equipe, falar a Língua Portuguesa corretamente sem gerúndios e ter um excelente aparelho urinário.

Algumas denúncias de abuso contra os direitos destes profissionais vieram à tona. Pois alguns supervisores, mal informados, obrigam os funcionários a usarem o banheiro somente por cinco minutos, sendo que o operador de telemarketing tem direito a dez minutos de descanso para tomar um lanche ou ir ao banheiro.

Professores de Língua Portuguesa criticam o linguajar dos operadores de telemarketing devido ao excesso de gerúndio. Porém isto não é culpa do teleatendente. Pois ele é treinado pelos manuais das firmas que, geralmente, são americanas e recebem traduções precárias para o Português. Aqui, o treinador tem a obrigação de ensinar os operadores de telemarketing a não utilizarem o gerúndio de forma exagerada.

Para exercer a função de operador de telemarketing, a legislação exige apenas a conclusão do ensino médio, porém algumas firmas cobram certificação obtida através de cursos específicos. Existem cursos de operador de telemarketing em instituições como: SESC, SENAC e ONGS legalizadas.

Os diversos tipos de operadores de telemarketing são:

  • Operador de telemarketing ativo: efetua ligações abordando clientes.
  • Operador de telemarketing receptivo: recebe telefonemas de fregueses interessados em um determinado produto, ou, que precisam esclarecer dúvidas.
  • Operador de telemarketing de donativos: este funcionário geralmente trabalha em instituição de caridade, ou, hospitais. Ele liga para as pessoas em busca de doções em dinheiro, produtos usados, ou, remédios raros.
  • Operador de telemarketing do bem: esta pessoa, geralmente, telefona para as residências para dar conselhos sobre saúde e cidadania. Por exemplo, ano passado, uma associação de combate às doenças dos rins, pediu aos voluntários para que ligassem e perguntassem à população:

– Você cuida dos seus rins?
Após esta pergunta, o teleatendente dava conselhos sobre como cuidar desta parte tão importante do corpo.

  • Operador de telemarketing de valorização da vida: Este voluntário, normalmente, trabalha em instituições de programas de combate ao suicídio. Por exemplo, aqui no Paraná, temos o Centro de Valorização da Vida, que atende pelo telefone 141. Assim, neste número, pessoas depressivas ligam para desabafar. Deste jeito, os voluntários, evitam que elas tomem uma atitude mais drástica.

Aqui devemos lembrar que uma boa empreendedora deve, também, saber vender seu produto e esclarecer as dúvidas de seus clientes pelo telefone.

Também precisamos respeitar o operador de telemarketing. Pois ele é um dos profissionais que mais recebe a palavra “não” na vida. Sem falar que ele é um dos principais responsáveis pelas vendas nas grandes empresas.

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Luciana do Rocio

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