A angústia da incerteza

A angústia da incerteza

Como fazer escolhas mais assertivas

A angústia por fazer as melhores escolhas costuma ser uma constante na vida do ser humano, pois a todo instante estamos fazendo escolhas.

Iniciamos o dia fazendo a escolha de levantar imediatamente da cama ou esperar mais 5 minutinhos. Durante o dia fazemos incontáveis escolhas que passam despercebidas e são decididas inconscientemente, no automático.

Porém, existem aquelas decisões mais complexas, como a carreira a seguir, que exigem de nós uma consciência clara com atitudes assertivas, pois se escolhermos por caminhos errados poderemos colher prejuízos futuros.

Nestes momentos muitos de nós experenciamos o sentimento da ansiedade e da incerteza de qual caminho seguir.

E se eu fizer isso, vai acontecer aquilo e aquilo…

Mas se eu escolher aquilo, pode acontecer isso e isso…

E a angústia e o medo da frustração só crescem, com a pressão de ter que se decidir o mais rápido possível e pela escolha perfeita.

Criamos um cenário mental, muitas vezes aterrorizante e pessimista que nos faz empurrar a decisão para outro momento, nascendo a prejudicial procrastinação, que só faz a angústia aumentar.

São muitos os fatores que influenciam nas nossas escolhas, e para as neurociências, a decisão já se iniciou há muito tempo, desde na nossa gestação, quando começamos a experenciar sensações e criar as primeiras percepções que formam a nossa personalidade.

Podemos dizer, que toda decisão é um grande acordo entre a razão, a emoção e o sistema de recompensa cerebral. Não existe decisão sem emoção.

Para uma decisão ser assertiva é importante avaliarmos o que é realmente importante para nós e para os envolvidos. Os principais valores que nos regem direcionam a todo tempo as nossas escolhas, assim como as caraterísticas da nossa personalidade, nossas crenças e o meio em que estamos inseridos.

Uma mente bagunçada, sem consciência dos fatores que envolvem a tomada de decisão e sem equilíbrio emocional para avaliar as opções com clareza, certamente resultará em ansiedade, procrastinação e frustração.

Cada escolha que fazemos tem suas consequências, que podem impactar nossa vida. E é importante lembrarmos que não fazer escolha, também é uma decisão que nos trará consequências e responsabilidades.

Muitas pessoas tem a sua vida travada por não conseguir fazer escolhas. Desejam fazer mudanças, mas não tem coragem de decidir. Ficam anos em um trabalho indesejado, em um casamento infeliz, vivendo uma vida sem graça por se acharem incapazes seguir por novos caminhos.

O conhecimento traz liberdade e o autoconhecimento nos permite voar alto. Aprender sobre os fatores que influenciam a nossa tomada de decisão e sobre as características pessoais que nos impulsionam para o sucesso, é a chave para conquistarmos uma vida leve e fluida.

O próximo artigo nos trará informações sobre os fatores que influenciam a nossa decisão, como mapa de vida, crenças culturais, anseios pessoais, personalidade e outros, para construirmos juntos um caminho de prosperidade.

Para contato, acesse meu Instagram: @adrianaguimaraesoficial

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

Picture of Adriana Guimarães

Adriana Guimarães

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram