O Colesterol Alto Aumenta as Doenças do Coração
Dia do Combate ao Colesterol Alto: Previna problemas cardíacos adotando hábitos saudáveis. Conheça dicas para manter seu coração saudável.
O objetivo dessa data é incentivar atitudes de combate e prevenção contra o colesterol alto, uma das causas que contribuem para os problemas do coração.
Conforme o Ministério da Saúde, as doenças do coração são o principal motivo de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol desregular.
O colesterol em si não é um vilão, pois é uma substância importante para o funcionamento do organismo.
Pois ele compõe estruturas das células do coração, intestino, músculos, pele, fígado, nervos e cérebro.
Além disso, ajuda na digestão e na formação de alguns hormônios e vitaminas.
O problema é que seu consumo precisa ser comedido, para que as taxas de colesterol no sangue fiquem normais.
Pois, altas taxas de colesterol são formadas por fatores genéticos de DNA e hábitos alimentares.
Existem dois tipos de colesterol: o HDL, denominado “colesterol bom”, e o LDL, chamado de “colesterol ruim”.
Quando em desequilíbrio no corpo, o colesterol vira motivo de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana.
O desenvolvimento, das doenças do coração, está ligado a muitos motivos de perigo, por exemplos:
- Obesidade.
- Aumento do colesterol.
- Pressão alta.
- Diabetes.
- Tabagismo.
- Uso de drogas em geral.
Como evitar o colesterol alto:
- Praticar exercícios físicos regularmente.
- Comer alimentos leves, de preferência vegetais.
- Não usar cigarros e outras drogas lícitas ou ilícitas.
- Evitar gorduras trans e saturadas.
- Consultar o médico regularmente.
Aqui é bom lembrar que exercícios físicos diários “queimam” gordura acumulada no corpo e diminuem o nível do colesterol.
Já, o consumo regular de carne vermelha aumenta o risco.
Aliás, carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também precisam ser evitados.
As principais doenças que estão relacionadas aos níveis de colesterol alto são:
- Infarto agudo do miocárdio.
- Hipertensão arterial sistêmica.
- AVC.
- Doença arterial obstrutiva periférica, ou, obstrução de artérias do corpo.
Por isso é importante trocar gorduras saturadas, como leite e carne vermelha, por gorduras poli-insaturadas como: atum, óleo de girassol, azeite, linhaça e castanhas.
O problema é que muitas empreendedoras têm a vida corrida e trabalham fora de casa.
Então acabam trancadas na empresa, sem exercícios físicos e comem comidas de fast food com o objetivo de economizar tempo.
Para evitar o colesterol alto, as empreendedoras devem preparar um prato em casa com vegetais, colocar numa vasilha, levar para a firma e esquentar no fogão da empresa quando chegar a hora do almoço, que deve sempre ser feita no mesmo horário.
Entrevistei a nutricionista e educadora em diabetes, Carolina Rodrigues, da ADJ Diabetes Brasil:
- O que é colesterol? O colesterol é uma gordura que está presente em nossas células, principalmente em alguns órgãos, como por exemplo: o coração, o intestino, os músculos e o cérebro. O colesterol também atua na formação de alguns hormônios, no transporte de vitaminas e também na formação de ácidos biliares. Porém o que não podemos deixar de falar aqui é que o colesterol precisa estar em equilíbrio no nosso organismo quando a quantidade de colesterol está acima do que nosso organismo necessita, nós estamos trazendo ao corpo vários riscos: riscos vasculares, incidência de derrames e até mesmo infarto. A quantidade de colesterol no organismo deve estar equilibrada.
- Quais os tipos de colesterol que existem? Existem dois tipos de colesterol: o HDL conhecido como colesterol bom e o LDL conhecido como colesterol ruim. O colesterol bom, HDL, vai estar auxiliando nosso corpo em diversas situações onde há a necessidade da presença da gordura, porém estamos falando de uma gordura boa. Mas, o LDL, que é o colesterol ruim, quando em quantidade acima, ele pode trazer alguns riscos para nosso organismo como infarto e AVC. Por isso é fundamental a prevenção e o controle do LDL do colesterol ruim.
- Como devemos prevenir o colesterol ruim? Através da alimentação a gente pode melhorar os nossos níveis de colesterol bom e evitar o aumento do colesterol ruim, o LDL.
- Quais são os alimentos que vão ajudar a melhorar o meu nível de colesterol bom no sangue, HDL? Azeite de oliva, gergelim, peixes como salmão / atum fresco, frutas como abacate, castanhas, nozes e amêndoas.
- Quais alimentos que devemos evitar para não favorecer o aumento do colesterol ruim? Alimentos gordurosos, frituras em geral, embutidos e doces em excesso.
Através, desse artigo, é possível concluir que as empreendedoras também precisam reservar pelo menos, uma hora por dia, para praticar exercícios físicos mesmo que seja no pátio da empresa onde trabalham e não apenas no Dia do Combate ao Colesterol Alto.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias