A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
O Dia Nacional da Saúde foi incorporado no calendário brasileiro por meio do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.
A data de 5 de agosto foi selecionada para comemorar o Dia Nacional da Saúde porque é o aniversário do médico sanitarista Oswaldo Cruz. Ele ajudou no combate das epidemias de pestes, febre amarela e varíola no Brasil durante o começo do século XX. Além de ter colaborado com a criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.
No começo Oswaldo Cruz estimulou o povo a se vacinar. Porém, na época, não foi compreendido e por isto chegou a ser vítima de violência. Mas com o tempo as pessoas perceberam que ele tinha razão.
Para manter uma vida saudável a Empreendedora precisa ter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, evitando gordura trans e hábitos destrutivos, como: beber álcool e fumar. Também necessita praticar exercícios físicos, manter a higiene, possuir boas noites de sono, beber água e fazer exames de rotina regularmente. O ambiente em que a empreendedora trabalha precisa estar limpo para evitar doenças e atrair clientes.
Existem empresas que têm academias em seus estabelecimentos, onde os funcionários têm aulas como: musculação, dança, alongamento, relaxamento e yoga.
Há firmas onde o funcionário pode escolher o seu “Dia da Saúde”. Nesta data o trabalhador aproveita para realizar consultas de rotinas e exames sem ter o dia descontado na sua folha de pagamento. Mas, para isto, é recomendável que ele traga os atestados de consultas e exames.