Eliminar o estresse e a ansiedade com o Equilíbrio Emocional

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estresse e a ansiedade
Eliminar o estresse e a ansiedade com o Equilíbrio Emocional

Equilíbrio emocional é fundamental para o bem-estar.

Eliminar o estresse e a ansiedade é a forma mais sábia de manter o equilíbrio emocional e garantir a saúde perfeita, principalmente em momentos de crises.

Somos as únicas criaturas na superfície da terra capazes de transformar nossa biologia por meio do que pensamos e sentimos.

Nossas células estão constantemente observando nossos pensamentos e sendo modificados por eles.

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo.

Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

Ansiedade é um alerta do corpo que nos ajuda em novos desafios, mas atrapalha quando se torna rotina.

Dessa forma, é possível que a ansiedade se torne um grande problema, quando ocorre de forma frequente e rotineira.

Quando estamos ansiosos, nos sentimos ameaçados, um hormônio chamado adrenalina é liberado, o sangue é então direcionado para nossos músculos e para o cérebro a fim de que possamos pensar rapidamente e fugir, caso necessário.

Nós sentimos deslocados, apreensivos e tensos, mas se nada acontece, estas sensações passam em poucos minutos.

Nas pessoas deprimidas, estás sensações podem durar meses.

Algumas pessoas acordam de manhã num estado de grande ansiedade porque temem o decorrer do dia.

A ansiedade pode superar o baixo astral, tornando-se o sintoma mais distinto da depressão.

Se você estiver num estado de ansiedade, fica irritável e passa a retrucar muito, o que é obviamente difícil tanto para você tanto para como para as pessoas que o cercam.

Algumas pessoas gravemente ansiosas afirmam sentir como se estivessem perdidos seus sentimentos.

Sendo estes os mais cruciais sintomas da ansiedade:
  • A pessoa sente-se insensível;
  • Não consegue chorar, e sente que nem tem mais lágrimas;
  • Sente que não faz mais parte do mundo porque acha que não tem sentimentos;
  • A pessoa pode até se sentir distante e indiferente em relação as pessoas muito próximas, seus familiares, companheiro e filhos.
Sintomas psicológicos:
  • Apreensão;
  • Medo;
  • Angústia;
  • Inquietação;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Incapacidade de relaxar;
  • Sensação de estar “no limite”;
  • Preocupações com desgraças futuras;
  • Pensamentos catastróficos, de ruína ou adoecimento.
Sintomas físicos:
  • Sudorese;
  • Falta de ar;
  • Hiperventilação;
  • Boca seca;
  • Formigamento;
  • Náusea;
  • “Borboletas” no estômago;
  • Ondas de calor Calafrios Tremores;
  • Tensão muscular;
  • Dor no peito Taquicardia (coração acelerado);
  • Sensação de desmaio Tonturas.

Para manter o equilíbrio emocional e a saúde perfeita, devemos ficar atentos a essas preciosas dicas.

Pratique atividades físicas.
1. Prática de Exercícios

A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios.

Praticar atividades físicas ajuda a lidar com estados de ansiedade, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

2. Reduza seu estresse diário

Pessoas com tendência à ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário e existem diversas formas de fazer isso.

Para as que ficam estressadas com mais facilidade, recomendo sessões de acupuntura regulares, além de meditação.

Muitos pacientes com ansiedade se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia.

3. Experimente controlar a respiração

Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração.

Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada.

Ao inspirar, deixar o abdômen expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito.

Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca.

Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora.

4. Evite pensamentos negativos

Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos.

Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter.

Uma vez avaliada a situação, devemos substituir os pensamentos sobre o evento temido, principalmente os negativos.

Sempre que um pensamento negativo se iniciar, devesse substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável.

Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório.

5. Invista em alimentos com triptofano

Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate.

Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio.

Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina.

Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista.

6. Tome um chá

A maioria dos chás possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária.

As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.

7. Mantenha o foco de atenção no presente

Quando sua mente está dedicada integralmente ao momento atual, você tem total capacidade de análise, julgamento e ação; portanto, esta é uma boa forma de controlar a ansiedade.

Quando a mente passeia aleatoriamente entre passado e futuro sem direcionamento para um planejamento, você pode se perder nas ideias e a ansiedade pode iniciar ou piorar.

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