Olá minhas queridas amigas, sejam bem-vindas ao “Fale com a Farmacêutica”.
Esta coluna da Revista A Empreendedora visa a informação e interatividade entre as leitoras com o suporte da Dra Giovana Muknicka, para esclarecimento de dúvidas e orientações na melhora da sua saúde e qualidade de vida.
Como primeiro tema vamos falar de algo importante para esta época do ano:
O risco aumentado de AVC e Infarto no inverno
Você sabia que com as temperaturas mais baixas, inferiores a 14º C existe um risco 30% maior das pessoas sofrerem um infarto agudo do miocárdio e 20% maior de sofrerem um AVC/AVE (acidente vascular encefálico)?
Tudo isso porque nosso corpo ao detectar essa baixa temperatura desenvolve mecanismos para manter-nos aquecidas. Uma das consequências disso é a elevação da força cardíaca que irá aumentar a pressão sanguínea, quando isso ocorre pode ocasionar a ruptura de placas de gorduras no interior das artérias. Se essa placa bloquear a passagem do sangue no coração chamamos de infarto ou se ela bloquear a passagem de sangue no cérebro chamamos de AVC.
Mas não precisamos entrar em pânico! Sabendo disso podemos nos prevenir nos
mantendo bem agasalhadas, tomando bastante líquidos (de preferência os quentes como chás e sopas), reduzindo o consumo de sal (evitar alimentos industrializados que possuem enormes quantidades de sódio) e ao se exercitar ter um acompanhamento de um educador físico.
Existem alguns sintomas que devemos ficar alertas. São eles:
- Dor no peito
- Dor ou dormência da face, braços ou pernas
- Dor nas costas, pescoço ou estômago
- Falta de ar
- Confusão súbita
- Perda súbita da visão
- Dor de cabeça súbita e intensa
Se notar qualquer desses sintomas em você ou em alguém próximo, não espere, procure o atendimento médico imediatamente, cada segundo é importante.
Por hoje é isso, qualquer dúvida entre em contato conosco. Muito obrigada e até a próxima.
*Para maiores informações assistam o vídeo sobre a matéria