5 de maio, Dia da Língua Portuguesa
Língua Portuguesa é o quinto idioma mais falado no planeta, o terceiro mais falado no Hemisfério Ocidental e o mais falado no Hemisfério Sul.
No dia 5 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona.
A comemoração foi proclamada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de incentivar o sentimento de grupo e de pluralismo dos usuários da Língua Portuguesa.
Assim, Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO oficializou o dia 5 de Maio, de cada ano, como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Essa data foi escolhida porque em 5 de maio de 1210 nasceu Afonso III de Portugal, que foi um monarca estudioso da língua e também escritor. Além disso, em 5 de maio de 1994, faleceu o escritor e professor de Língua Portuguesa, Mário Quintana.
A Língua Portuguesa é não só um dos idiomas mais conhecidos na Terra, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também o idioma mais falado no Hemisfério Sul.
A Língua Portuguesa veio do Latim vulgar.
A virada do Latim para o Português aconteceu por causa dos vários contatos entre os continentes, por volta do século III a.C.
Nesse tempo, os romanos invadiram a Península Ibérica através de conquistas militares e estabeleceram seus costumes, inclusive, sua língua.
O Latim se destacou entre línguas e dialetos falados em muitos territórios, fato que formou novos dialetos nas regiões onde o Império Romano dominava.
Dessa maneira foi sob esses aspectos que apareceram as línguas românicas, também conhecidas como neolatinas, línguas de origem latina e usadas em regiões invadidas pelos romanos.
O Português teve seu crescimento separado em cinco partes:
- Pré-românico: o Latim era a principal língua de Roma e foi trazido por militares aos lugares invadidos.
- Românico: idiomas que apareceram pela diferenciação ou do Latim usado pelos militares romanos. As imensas evoluções fizeram o Latim ser substituído por dialetos que deram surgimento ao Francês, Espanhol e Italiano. A Língua Portuguesa surgiu no século XIII.
- Galego-português: foi a língua da Galiza, um grupo livre no noroeste da Espanha e das regiões de Portugal, Douro e Minho. Esse idioma viveu até o século XIV.
- Português arcaico: teve influência de dialetos dos árabes e do Latim, sendo a língua usada entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. Foi nessa época que começaram os estudos da Língua Portuguesa.
- Português clássico e moderno: o Português arcaico se transformou em clássico também conhecido como a Língua de Camões, a última flor do Lácio. Essa língua foi levada para o Brasil no tempo das grandes navegações.
Quando Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil ele também trouxe a Língua Portuguesa para nosso país.
Segundo a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm o Português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.
Dominar a Língua Portuguesa culta é essencial para a mulher que deseja ser empreendedora. Pois isso facilita a comunicação com empresas e clientes, além de passar credibilidade.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias