Língua Portuguesa

Língua Portuguesa, o quinto idioma mais falado no mundo

5 de maio, Dia da Língua Portuguesa

Língua Portuguesa é o quinto idioma mais falado no planeta, o terceiro mais falado no Hemisfério Ocidental e o mais falado no Hemisfério Sul.

No dia 5 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona.

A comemoração foi proclamada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de incentivar o sentimento de grupo e de pluralismo dos usuários da Língua Portuguesa.

Assim, Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO oficializou o dia 5 de Maio, de cada ano, como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Essa data foi escolhida porque em 5 de maio de 1210 nasceu Afonso III de Portugal, que foi um monarca estudioso da língua e também escritor. Além disso, em 5 de maio de 1994, faleceu o escritor e professor de Língua Portuguesa, Mário Quintana.

A Língua Portuguesa é não só um dos idiomas mais conhecidos na Terra, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também o idioma mais falado no Hemisfério Sul.

A Língua Portuguesa veio do Latim vulgar.

A virada do Latim para o Português aconteceu por causa dos vários contatos entre os continentes, por volta do século III a.C.

Nesse tempo, os romanos invadiram a Península Ibérica através de conquistas militares e estabeleceram seus costumes, inclusive, sua língua.

O Latim se destacou entre línguas e dialetos falados em muitos territórios, fato que formou novos dialetos nas regiões onde o Império Romano dominava.

Dessa maneira foi sob esses aspectos que apareceram as línguas românicas, também conhecidas como neolatinas, línguas de origem latina e usadas em regiões invadidas pelos romanos.

O Português teve seu crescimento separado em cinco partes:

  1. Pré-românico: o Latim era a principal língua de Roma e foi trazido por militares aos lugares invadidos.
  2. Românico: idiomas que apareceram pela diferenciação ou do Latim usado pelos militares romanos. As imensas evoluções fizeram o Latim ser substituído por dialetos que deram surgimento ao Francês, Espanhol e Italiano. A Língua Portuguesa surgiu no século XIII.
  3. Galego-português: foi a língua da Galiza, um grupo livre no noroeste da Espanha e das regiões de Portugal, Douro e Minho. Esse idioma viveu até o século XIV.
  4. Português arcaico: teve influência de dialetos dos árabes e do Latim, sendo a língua usada entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. Foi nessa época que começaram os estudos da Língua Portuguesa.
  5. Português clássico e moderno: o Português arcaico se transformou em clássico também conhecido como a Língua de Camões, a última flor do Lácio. Essa língua foi levada para o Brasil no tempo das grandes navegações.

Quando Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil ele também trouxe a Língua Portuguesa para nosso país.

Segundo a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm o Português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

Dominar a Língua Portuguesa culta é essencial para a mulher que deseja ser empreendedora. Pois isso facilita a comunicação com empresas e clientes, além de passar credibilidade.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo