728 x 90

Mindset – Crenças pessoais e o seu impacto na vida das pessoas

Mindset – Crenças pessoais e o seu impacto na vida das pessoas

As crenças pessoais têm um forte impacto na vida das pessoas

Mindset – Nossas crenças são as nossas verdades. É aquilo em que realmente acreditamos. São definidas por nossas experiências do passado: o que vivenciamos, vimos e ouvimos.

Nossas crenças têm uma grande influência naquilo que desejamos e sobre as chances de conseguirmos êxito nos nossos objetivos.

A notícia boa é que as crenças limitantes, que têm um impacto negativo nas nossas escolhas e decisões, podem ser trabalhadas e se transformar em crenças fortalecedoras, que viabilizarão efeitos positivos nas nossas vidas e nos nossos resultados pessoais e profissionais.

Podemos aprender, através de técnicas da Programação Neurolinguísticas – PNL, criar bloqueios na presença de pessoas ou circunstâncias com energia negativa de escassez e vitimismo.

Algumas dessas crenças você pode até acreditar que fazem parte da sua personalidade, no entanto elas são geradas pelo seu “Mindset”.

Muitas vezes eu me perguntava por que algumas pessoas têm, naturalmente, hábitos mais saudáveis, ou então possuem mais facilidade para desenvolver uma habilidade ou aprender um idioma? Isso acontece porque estas pessoas possuem um Mindset favorável para estes comportamentos.

É interessante compreender como nós lidamos com os nossos fracassos ou problemas de difíceis soluções! As pessoas agem cada uma de forma diferentes diante de um mesmo desafio!

Algumas pessoas diante de um desafio se sentem fracassadas e outras, diante do mesmo desafio, entendem que é uma oportunidade de aprendizagem. Isso faz uma diferença enorme em suas vidas.

Uma percebe o mundo sob as lentes da abundância, quando explora os aspectos positivos de cada situação que a vida lhe apresenta.

A outra pessoa percebe o mundo sob as lentes da escassez, observa e explora somente os aspectos negativos de cada situação ou circunstância.

A boa notícia é que podemos ressignificar nossas crenças limitantes, fortalecendo-as para que viabilize alterações positivas que nos traga bem-estar, confiança e resultados satisfatórios.

O que é então mindset? Quando ele se desenha na nossa vida?

Mindset é o conjunto de ideias, pensamentos, crenças e valores, que existem dentro da nossa mente e são responsáveis pelos resultados que obtemos na vida, através de como nos sentimos e do nosso comportamento. Mind set pode ser traduzido por mentalidade ou programação mental.

O mindset é como sua mente está programada ou configurada para pensar sobre determinado assunto, mas nem sempre temos consciência dessas crenças.

Na área financeira , por exemplo, é muito comum as pessoas trazerem os hábitos, costumes , crenças e valores da sua família, onde ela não só presenciou mas vivenciou as dificuldades financeiras. Então esta pessoa cresce e traz consigo , na sua história de vida, uma mentalidade de escassez , refletindo nesta pessoa adulta uma preferência por uma estabilidade financeira e profissional, evitando correr riscos.

Este Mindset pode ser muito útil para algumas pessoas, mas pode ser limitante para alguém que deseja ser um empreendedor.

E neste exemplo percebemos claramente a importância do mindset!

As nossas crenças geram nossos pensamentos. Nossos pensamentos vão gerar nossos sentimentos e os nossos sentimentos vão gerar as nossas ações. Nossos comportamentos, posturas e ações vão gerar os nossos resultados.

O processo de mudança mental deve preceder ao processo de mudança comportamental, se você quiser que este último, processo de mudança comportamental aconteça. Isto porque os nossos pensamentos determinam as nossas atitudes físicas e comportamentais.

Segundo as pesquisas da psicóloga Carol Dweck existem dois tipos de mindset:

 Mindset Fixo:

Pessoas com mindset fixo acreditam que já nascem com certos dons ou habilidades, gerando assim um parâmetro consciente de limitação.

Os problemas e questões nesse mindset sempre terminam com justificativas e aceitação.

Mindset crescente:

Neste caso as pessoas veem suas qualidades como habilidades que podem ser desenvolvidas, de acordo com sua dedicação e esforço. Estas pessoas entendem que todos nós possuímos um potencial desconhecido, que pode ser desenvolvido com dedicação e aprendizado.

Os problemas e dificuldades nesse mindset são transformados em oportunidades.

Atitudes que contribuem para desenvolver o seu mindset:

  1. Somos seres em construção, esse é o primeiro passo para a conscientização de que podemos mudar e evoluir com nossas escolhas.
  2. Defina o seu Foco. Tenha um objetivo estabelecido.
  3. Gerencie bem o seu TEMPO: Administre de forma inteligente com um planejamento e cronograma de atividades.
  4. Pratique o GANHA-GANHA: processo de relação interpessoal que gera satisfação entre os envolvidos.
  5. Leia bons livros: a leitura amplia a sua visão e contribui para a expansão da sua mentalidade.
  6. Ande com pessoas de alta performance: para que você possa aprender como elas pensam e agem em certas situações.
  7. Escuta Cuidadosa: Ouvir atentamente, analisar e entender a situação, considerando e ponderando todos os aspectos antes das tomadas de decisões. Esse processo evita o gasto de energia desnecessária.
  8. Faça uso da modelagem, ferramenta da PNL: felizmente não precisamos reinventar a roda, porque alguém, de mente extraordinária já realizou este projeto. O que precisamos fazer é aplicar as técnicas específicas da PNL para duplicar ações vencedoras e conquistar resultados semelhantes.
  9. Repita as ações vencedoras: “A repetição é a mãe da perfeição.” Frank Betin
  10. Sinergia: Cooperação e valorização entre as diferenças. Trabalho mútuo em prol de um bem maior.
  11. Cuide do Seu Bem-Estar: Saiba o momento de dizer não para você mesmo. Reserve sempre um tempo na agenda para você repor as energias. Crie o hábito do exercício físico e cuidados com saúde, mantendo os exames periódicos em dia.

Todos estes aspectos citados neste artigo, com certeza, vão ajudar você a sair da zona de conforto, identificar suas crenças limitantes e substituí-las por crenças fortalecedoras possibilitando as mudanças necessárias para a transição do mindset fixo para o mindset de crescimento.

  • Pós-graduada em Adm Estratégica de Pessoas; Coach de Carreira e Pós-carreira.

 Créditos:

  •  A nova psicologia do Sucesso. Carol S. Dweck ph.D. Ed.Objetiva
  • Conexão Aduanas Comércio Exterior;
  • Administradores.com

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!