Search
Close this search box.
A Constelação Familiar

A Constelação Familiar – A terapia

Este artigo é um apanhado da entrevista concedida pelas terapeutas Juliana Sayao e Lessia Smith à revista aEmpreendedora

A constelação familiar é uma ferramenta de ajuda para a vida e quando bem utilizada ajuda a solucionar importantes questões que influenciam todo sistema do indivíduo.

Depois de ter realizado um trabalho durante 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os zulus na África do Sul, o alemão Bert Hellinger (1925 – 2019) que já era um filosofo continua a se desenvolver em diversas abordagens psicanalíticas, hipnoterapia e a terapia familiar.

Conforme Hellinger foi desenvolvendo seu trabalho observou que quando os representantes estavam a representar alguém eles tinham sensações, movimentos e emoções daquele indivíduo representado, sendo assim observado que existe um campo invisível em cada núcleo familiar servindo como um registro existencial, guardando todas as atividades de nossos ancestrais até nós. O que ocorre nas constelações é algo fenomenológico.

A teoria por trás da Constelação Familiar é baseada em três princípios fundamentais, que Hellinger chama de Ordens do Amor, que são:

  1. PertencimentoTodos os membros da família têm direito a pertencer. A Ordem do Amor Hellinger identificou uma “ordem natural do amor” que opera dentro das famílias. Essa ordem preconiza que cada membro da família tem o direito de pertencer e ser reconhecido em seu lugar adequado dentro do sistema familiar.
  2. Equilíbrio entre Dar e Receber. Todas trocas nos relacionamentos devem ser equilibradas. A dinâmica saudável de um sistema familiar requer um equilíbrio entre dar e receber. Quando esse equilíbrio é perturbado, surgem problemas que podem ser manifestados como conflitos, doenças físicas ou emocionais, entre outros.
  3. HierarquiaLealdade aos Antepassados. Quem veio antes tem prioridade no sistema familiar. Hellinger enfatiza a importância da lealdade inconsciente que os membros da família sentem em relação aos antepassados e como essa lealdade pode influenciar as gerações futuras.

Se faz necessário respeitar estas leis, para que tenhamos sucesso na vida.

A prática da Constelação Familiar geralmente ocorre em grupo, mas também pode ser realizada individualmente. Pode ser presencial com Representantes (pessoas) ou Online utilizando Bonecos.

Precisamos entender que todos nós estamos conectados energeticamente e a nossa localização física independe, pois conseguirmos acessar o campo de informação do interagente.

Antes de iniciar a seção, é perguntado se a pessoa permite esse acesso, e com essa autorização, dá se início a terapia.

O constelado/ interagente descreve o problema ou a questão que deseja abordar, e então outros membros do grupo são convidados a representar os membros da família ou os elementos do sistema.

Essas pessoas são conhecidas como “representantes” e sintonizam-se com as emoções e sensações que surgem durante a seção, permitindo que as dinâmicas ocultas venham à tona.

O constelador/ terapeuta percebe qual a dinâmica familiar oculta que vem produzindo padrões de comportamento e relações muitas vezes causadores de grande sofrimento por várias gerações.

Ele intervém conforme necessário para trabalhar com as dinâmicas emergentes e auxiliar na busca de soluções.

Através dessa representação simbólica e terapêutica, o processo de Constelação Familiar traz compreensão, reconciliação e cura para as questões que o indivíduo esta experenciando.

Na constelação familiar usa-se várias frases de solução que ressoam mesmo depois da sessão.

Alguns exemplos são:

  • Eu vejo você.
  • Você é grande, eu sou pequena.
  • Eu deixo você ir
  • Vou fazer algo de bom com a vida que recebi.
  • Mas agora eu decido seguir minha vida.
  • Sou grata por tudo o que você fez.

A constelação, além de liberar energeticamente o que está atrapalhando a sua vida, ela traz uma expansão de consciência.

É como se a ficha caísse, e percebemos o que estava oculto. Na próxima vez que você se deparar com uma situação parecida, você poderá reconhecer o padrão, e poderá lidar com a questão com maturidade, agindo de forma diferente.

Ela é capaz de liberar traumas, tristezas, depressões, medos trazendo uma nova forma de ver a vida.

É indicada para todos os indivíduos que possuem questões financeiras, problemas de saúde, conflitos familiares, existenciais dentre outros.

Aqueles que buscam esta terapia precisam estar dispostos a olhar para suas questões, pois durante o processo olhamos profundamente para a “dor”. Caso contrário, a doença do Vitimismo continuará se fazendo presente, e você seguirá sua vida, no papel de que eu não posso fazer nada para mudar a situação.

Saiba mais sobre o Vitimismo clicando aqui:  https://aempreendedora.com.br/o-vitimismo-e-uma-doenca-e-pode-destruir-sua-vida/

As terapeutas Juliana Sayão +1 (801) 874-8800 e Lessia Smith +1 (480) 343-2716 são formadas e certificadas e trabalham comigo neste processo de trazer conscientização às mulheres, identificado crenças limitantes, resinificando e criando uma nova mentalidade.

Ao quebrar padrões antigos, temos maior autoconhecimento, fazendo o movimento de ir para a vida.

Desejo sinceramente que você encontre os padrões negativos que estão se fazendo presente em sua vida, e construa um novo padrão para que tenha vida que o Criador idealizou para você.

 

A escolha esta, sempre esteve e estará em suas mãos.

Um beijo de luz e até o próximo artigo.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

Picture of Connie Fortunato

Connie Fortunato

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram